INSS paga BPC com novo salário para a alegria dos segurados; consulte o calendário

A partir do dia 25 de janeiro tem início o calendário de pagamentos pelo INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). Com a entrada de um novo ano começa também um outro valor de salário para aposentados, pensionistas e recebedores do BPC (Benefício de Prestação Continuada).

INSS paga BPC com novo salário para a alegria dos segurados; consulte o calendário
INSS paga BPC com novo salário para a alegria dos segurados; consulte o calendário (Imagem: FDR)

O reajuste no salário do BPC faz parte de um política permanente no INSS. Todos os anos os pagamentos precisam ter acréscimo de valor, considerando a mudança no valor de produtos e serviços. Para quem ganha o piso da previdenciária vale o salário mínimo escolhido pelo governo federal.

Novo valor do BPC pago pelo INSS

A partir de janeiro os beneficiados pelo BPC, e os aposentados e pensionistas que recebem quantia igual ao piso do INSS terão reajuste dos seus pagamentos. Os valores seguem a ordem do governo federal para o piso salarial do país, ou seja, foram reajustados com base na inflação e no PIB (Produto Interno Bruto).

Foi confirmado o seguinte valor:

Para quem ganha acima do piso, no caso aposentados ou pensionistas, o valor está sendo reajustado com base na inflação de 2023. O acréscimo para eles deve ser de pelo menos 3,85%.

Pagamentos do BPC em janeiro

O primeiro pagamento do BPC com valor reajustado acontece em janeiro, a partir do dia 25. No calendário o INSS vai considerar o último número do benefício do cidadão, sendo o dígito que antecede ao hífen. Essa numeração pode ser consultada no aplicativo.

Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com
Sair da versão mobile