Todos os brasileiros têm acesso a medicamentos gratuitos por meio do Farmácia Popular. No entanto, para este grupo há um limite de remédios que podem ser acessados. Para quem recebe o Bolsa Família, porém, não existe este limite e todos os medicamentos credenciados são liberados de forma gratuita.
O Farmácia Popular está presente em 4,5 mil municípios brasileiros. Apenas em Minas Gerais foram 3,3 milhões de pessoas beneficiadas em 2023, e no Ceará o total chegou a meio milhão de cearenses contemplados. Quem recebe o Bolsa Família tem acesso a pelo menos 40 medicamentos gratuitamente.
Remédios gratuitos para quem recebe o Bolsa Família
A lista de medicamentos gratuitos para quem recebe o Bolsa Família incluí aqueles que dependem de uso contínuo. Válido tanto para crianças até idosos, e incluindo contraceptivos para mulheres em idade fértil. É obrigatório ter uma receita médica em seu nome indicando aquele remédio.
Podem ser retirados em uma farmácia parceira os seguintes medicamentos:
- Anticoncepcionais: acetato de medroxiprogesterona (150 mg); etinilestradiol (0,03mg) + levonorgestrel (0,15 mg); noretisterona (0,35 mg); valerato de estradiol (5 mg) + enantato de noretisterona (50 mg);
- Dislipidemia (colesterol alto): sinvastatina (10 mg, 20 mg e 40 mg);
- Doença de Parkinson: carbidopa (25 mg) + levodopa (250 mg); cloridrato de benserazida (25 mg) + levodopa (100 mg);
- Glaucoma: maleato de timolol (2,5 mg e 5 mg);
- Incontinência: fralda geriátrica;
- Osteoporose: alendronato de sódio (70 mg);
- Rinite: budesonida (32 mg e 50 mg); dipropionato de beclometasona (50 mcg/dose);
- Diabetes tipo 2 + doença cardiovascular (> 65 anos): dapagliflozina (10 mg);
- Asma: brometo de ipratrópio (0,02 mg e 0,25 mg); dipropionato de beclometasona (50 mcg, 200 mcg e 250 mcg); sulfato de salbutamol (100 mcg e 5 mg);
- Diabetes: cloridrato de metformina (500 mg, com e sem ação prolongada, e 850 mg); glibenclamida (5 mg); insulina humana regular (100 ui/ml); insulina humana (100 ui/ml);
- Hipertensão: atenolol (25 mg); besilato de anlodipino (5 mg); captopril (25 mg); cloridrato de propranolol (40 mg); hidroclorotiazida (25mg); losartana potássica (50 mg); maleato de enalapril (10 mg); espironolactona (25 mg); furosemida (40 mg); succinato de metoprolol (25 ml).
Como retirar o remédio na Farmácia Popular?
Não é preciso nenhum tipo de cadastro prévio para retirar medicamentos pela Farmácia Popular. Será preenchida uma ficha com os dados do titular do Bolsa Família no ato da entrega do produto.
Basta apresentar um documento com foto, o cartão do programa e a receita médica que deve estar em seu nome. Todos os membros da família poderão receber.
- Compareça até uma farmácia credenciada;
- Apresente a receita médica e os documentos necessários;
- Preencha a ficha cadastral;
- Tenha acesso ao remédio.