O ano novo mal começou e já estamos de olho no calendário de feriados de 2024. Se você é daqueles que contam os dias para uma folguinha, pode ser que a notícia não seja tão animadora quanto o esperado.
De modo geral, teremos apenas dois feriados nacionais prolongados ao longo do ano, onde teremos a chance de descansar por alguns dias. Veja abaixo a lista completa de feriados em 2024:
- 1º de janeiro (segunda-feira): Confraternização Universal
- 12 de fevereiro (segunda-feira): Carnaval
- 13 de fevereiro (terça-feira): Carnaval
- 29 de março (sexta-feira): Sexta-feira Santa – Paixão de Cristo
- 21 de abril (domingo): Tiradentes
- 1º de maio (quarta-feira): Dia do Trabalho
- 30 de maio (quinta-feira): Corpus Christi (ponto facultativo)
- 7 de setembro (sábado): Independência do Brasil
- 12 de outubro (sábado): Nossa Senhora Aparecida
- 2 de novembro (sábado): Finados
- 15 de novembro (sexta-feira): Proclamação da República
- 25 de dezembro (quarta-feira): Natal
Qual a diferença entre feriado e ponto facultativo?
O feriado é uma data convencionada nacionalmente, estadual ou municipal, onde as atividades são suspensas, e o empregador não pode descontar o dia não trabalhado. Já o ponto facultativo é decidido pela empresa, podendo resultar em um feriado prolongado se ocorrer ao lado de um final de semana.
Por exemplo, se o feriado cair em uma quinta-feira, é comum que a sexta-feira seja decretada ponto facultativo, proporcionando um feriado prolongado. Mas lembre-se, essa liberação ocorre sem prejuízo salarial.
Qual dia do Carnaval em 2024?
O Carnaval, um dos feriados mais esperados, acontecerá em fevereiro nos dias 10, 11, 12 e 13 (sábado, domingo, segunda e terça-feira), com feriado apenas na segunda-feira.
Outro destaque é a Sexta-feira Santa, sempre em uma sexta-feira, oferecendo a oportunidade perfeita para programar aquela viagem tão desejada.
Falando em viagens, fique de olho nas passagens aéreas! O Voa Brasil, programa do Governo Federal, promete oferecer passagens por R$ 200 para grupos específicos, como idosos e estudantes do Prouni. As companhias aéreas também se uniram para disponibilizar passagens em voos domésticos por R$ 799.
Embora ainda não tenhamos muitos detalhes sobre o Voa Brasil, essas iniciativas devem impulsionar o turismo, tornando as viagens mais acessíveis em 2024.