Isenção do IPTU 2024: veja todas as possibilidades para se livrar da cobrança

Os proprietários de imóveis localizados em zona urbana já devem começar a se preparar para o IPTU 2024 (Imposto Predial e Territorial Urbano). A partir de janeiro já começam as cobranças em relação a esse imposto. No entanto, há um grupo de pessoas e imóveis que são beneficiados pela isenção do IPTU 2024.

Isenção do IPTU 2024: veja todas as possibilidades para se livrar da cobrança
Isenção do IPTU 2024: veja todas as possibilidades para se livrar da cobrança (Imagem: FDR)

A isenção do IPTU 2024 é um direito do morador do município, ou daquele imóvel. No entanto, as regras que dão acesso a esse direito variam dependendo da região do país. Isso porque o IPTU é administrado pela prefeitura, ou seja, tem uma legislação específica dependendo daquele município.

Quem tem direito a isenção do IPTU 2024?

Para saber se na sua cidade você tem direito a isenção do IPTU 2024 é preciso verificar diretamente com a prefeitura municipal. O site do governo municipal vai informar quais são os públicos com direito ao benefício, e qual prazo eles têm para solicitar.

Ainda que cada município tenha sua legislação é possível fazer uma lista com os principais casos que dão direito a isenção do IPTU 2024. São eles:

Como pedir a isenção do IPTU 2024?

O primeiro passo para pedir a isenção do IPTU 2024 é saber se tem direito ao benefício. Depois conferir qual o prazo que a prefeitura deu para encaminhar a solicitação. A partir disso é preciso:

É importante dizer que a isenção será liberada para quem tem um único imóvel no seu nome. 

Lila Cunha
Autora é jornalista e atua na profissão desde 2013. Apaixonada pela área de comunicação e do universo audiovisual. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com
Sair da versão mobile