Seguro-desemprego ganha novo valor com a mudança do salário mínimo

O seguro-desemprego deve receber um novo valor a partir de 2024. A mudança acontecerá devido ao aumento do salário mínimo, que foi confirmado recentemente pelo governo federal. Então, veja abaixo quais serão as mudanças envolvendo o benefício cedido aos trabalhadores CLT.

Seguro-desemprego 2024: veja quantas parcelas e qual o valor de cada uma delas
Seguro-desemprego ganha novo valor com a mudança do salário mínimo. (Imagem: FDR)

Nesta semana, o novo valor do salário mínimo foi confirmado. A partir de 2024, o novo piso salarial será de R$ 1.412. Com isto, benefícios como o seguro-desemprego serão reajustados para que consiga beneficiar a população brasileira. Lembrando que o auxílio é cedido aos trabalhadores formais.

Para ter acesso ao valor, o cidadão precisa ser demitido sem justa causa. Com isto, terá direito à cinco parcelas do benefício enquanto não consegue localizar um novo emprego formal. Atualmente, o valor do seguro-desemprego é de R$ 1.320, referente ao atual piso salarial do país. Confira mais detalhes abaixo.

Quando a mudança no valor do seguro-desemprego será realizada?

A partir do dia 01 de janeiro, o novo salário mínimo aprovado pelo governo federal já estará em vigor e os cidadãos terão acesso aos novos valores. Portanto, aquelas pessoas que acabaram sendo demitidas durante este novo período já serão contempladas com parcelas do benefício em valores atualizados.

Além disto, outros programas também serão impactados. São aqueles que utilizam o piso salarial nacional como base de pagamento. Portanto, caso você receba algum dos benefícios citados abaixo, é importante se atentar aos reajustes que serão feitos a partir do ano que vem; confira abaixo quais são:

Flávio Costa
Estudante de jornalismo, já atuou na área de assessoria política ao compor o time de comunicação da atual governadora do estado, durante sua campanha eleitoral. Anteriormente, cursou 2 anos no curso de relações internacionais, podendo ampliar sua visão no aspecto macro e micro do cenário nacional e internacional. Fluente em inglês, já atuou como professor de idiomas e também de matemática. Por fim, trabalhou ainda como analista de operações pelo grupo Amazon. Atualmente, dedica-se a universidade e ao portal FDR. Suas redes sociais são @flavioarcosta e flavioarcosta@gmail.com.
Sair da versão mobile