Os motoristas de PE (Pernambuco) começarão a pagar o IPVA 2024 (Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores) em fevereiro. Na última quarta-feira (27), a governadora do estado, Raquel Lyra, anunciou a cobrança do próximo ano com redução. Agora, Pernambuco tem o menor IPVA de todo Nordeste.
O pagamento do IPVA 2024 é obrigatório para todos os motoristas de Pernambuco que tiverem um veículo em seu nome. Vale para carros, motos, caminhões, ônibus, vans, e etc. Os valores são calculados com base no preço de mercado do veículo, e das alíquotas definidas pelo estado.
IPVA 2024 fica mais barato em Pernambuco
Considerando que o preço médio dos veículos seminovos ficou mais barato, entre dezembro de 2022 e dezembro de 2023. E ainda, que a governadora Raquel Lyra anunciou redução nas alíquotas de cobrança, o valor do IPVA 2024 ficará, em média, 24% mais barato em Pernambuco.
- Alíquota: 2,4% sobre o valor de mercado do veículo;
- Valor do automóvel seminovo: baseado na tabela FIPE (consulte aqui).
“As famílias pernambucanas poderão iniciar o ano que vem com um IPVA mais barato. Além disso, o parcelamento será em até dez meses, os mototaxistas estarão isentos e também está estabelecido um parcelamento maior para os que estão em dívida”, afirmou Raquel Lyra.
Calendário de pagamentos do IPVA 2024
O boleto do IPVA 2024 pode ser emitido no site do Detran, informando número do Renavam e placa. O pagamento parcelado deve acontecer em até 10 meses, a partir de fevereiro. Não foi informado sobre descontos para quem quitar o valor total na primeira parcela.
- Placas com finais 1 e 2: dia 5 de cada mês;
- Placas com finais 3 e 4: dia 10 de cada mês;
- Placas com finais 5 e 6: dia 15 de cada mês;
- Placas com finais 7 e 8: dia 20 de cada mês;
- Placas com finais 9 e 0: dia 25 de cada mês.
Cota única
- Placas com finais 1 e 2: dia 5 de fevereiro;
- Placas com finais 3 e 4: dia 10 de fevereiro;
- Placas com finais 5 e 6: dia 15 de fevereiro;
- Placas com finais 7 e 8: dia 20 de fevereiro;
- Placas com finais 9 e 0: dia 25 de fevereiro.