Multas de trânsito neste fim de ano: saiba como se regularizar para não ser apreendido

Em meio às festividades do final de ano, é comum que motoristas fiquem mais propícios a cometer erros no trânsito. Uma possibilidade que pode gerar multas. Por isso, é preciso estar atento às mudanças e à regularização da carteira de habilitação, para evitar apreensões. Veja.

Multas de trânsito neste fim de ano: saiba como se regularizar para não ser apreendido
Multas de trânsito neste fim de ano: saiba como se regularizar para não ser apreendido. Imagem: FDR

Desde 2022 o CTB (Código de Trânsito Brasileiro) vem sofrendo sucessivas mudanças. A ideia é atualizar as regras de trânsito conforme as modernizações da legislação brasileira, e até mesmo do comportamento do próprio motorista. Por isso, algumas situações que antes geravam multas agora estão mais brandas.

Limite de pontos na CNH

Mudanças nas regras de trânsito que geram multas

Excesso de peso

O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) estabelece um limite de peso por veículo para circulação nas vias públicas. A ideia é evitar que cargas super pesas transitem entre os veículos menores e possam causar graves acidentes. No entanto, o Conselho estabeleceu uma nova tolerância em casos de sobrepeso.

NIC fixa para pessoas jurídicas

Uma das situações que mais causam prejuízos para as pessoas jurídicas (empresas) é a multa do tipo NIC (Não Indicação de Condutor). Isso porque, quando há aplicação de multa para o automóvel, a empresa não pode receber os pontos. Eles são encaminhados para a habilitação de pessoa física.

Efeito suspensivo das multas

De todas as mudanças nas regras de trânsito trazidas por meio da Lei nº 14.229/2021, uma chamou a atenção dos motoristas. Isso porque, ela concede efeito suspensivo às penalidades durante o recurso, e por isso tem tranquilizado os condutores.

YouTube video player
Vittoria FialhoVittoria Fialho
Jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco, já esteve como repórter no Diario de Pernambuco e no Portal NE45 Minutos. Nos veículos, fez parte das editorias de redes sociais e esportes. Também acumula experiência na assessoria de imprensa do Clube Náutico Capibaribe. Suas redes sociais são: @vtfialho e vittoriaffialho@gmail.com.
Sair da versão mobile