Inscrições no CadÚnico 2024: listamos as principais informações para facilitar o seu acesso

Pontos-chave
  • Cadastro dá acesso a programss sociais de habitação, alimnetação e renda.
  • Inscrição é gratuita e gera número NIS.
  • Programas podem ser acumulados.

O CadÚnico 2024 deve continuar oferecendo acesso aos programas sociais federais, estaduais e municipais. Cadastro é voltado às famílias em vulnerabilidade social, que devem manter os dados atualizados. Veja tudo que você precisa saber para se cadastrar.

Inscrições no CadÚnico 2024: listamos as principais informações para facilitar o seu acesso
Inscrições no CadÚnico 2024: listamos as principais informações para facilitar o seu acesso (Imagem: FDR)

Está confirmando o CadÚnico 2024, o Cadastro Único para Programas Sociais. É a partir dele que as famílias têm o número NIS ((Número de Identificação Social), que dá acesso, por exemplo, ao Bolsa Família. Além disso, o cadastro contribui para melhora na qualidade de vida das famílias em vulnerabilidade social.

Isso porque, como o próprio nome já diz, a partir dele é possível ter acesso diversos programas sociais e não só federias, estaduais e municipais também.

Vale lembrar que a inscrição não é garantia de acesso aos programas sociais. Isso porque cada um possui requisitos específicos que devem ser atendidos.

Quem pode se cadastrar no CadÚnico 2024?

Os requisitos para cadastro no próximo ano devem ser os mesmos usados atualmente, ou seja:

Pessoas que moram sozinhas também podem se cadastrar, mas, é feita uma análise para comprovação dos dados prestados. Essa medida foi tomada após um levantamento apontar para irregularidades no número de famílias unipessoais cadastradas.

O QUE É PERGUNTADO NO CRAS DURANTE A ENTREVISTA DE INSCRIÇÃO DO CADASTRO ÚNICO (CADÚNICO)

Programas que usam os dados do CadÚnico

São diversos programas, os mais conhecidos são:

Inscrições no CadÚnico 2024: listamos as principais informações para facilitar o seu acesso (Imagem: FDR)
Inscrições no CadÚnico 2024: listamos as principais informações para facilitar o seu acesso (Imagem: FDR)

Como se inscrever no CadÚnico?

Informações importantes sobre o cadastro:

O primeiro passo para se cadastrar é procurar o Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) mais próximo da sua casa.  Para isso é necessário apresentar pelo menos um dos documentos listados de cada um dos membros do grupo familiar:

Além disso, é necessário apresentar o comprovante de residência dos últimos três meses, são aceitas contas de água e energia elétrica, por exemplo.

Vale lembrar que o grupo familiar é formado por todas as pessoas que moram na mesma residência.

Atualização do CadÚnico

Além de se cadastrar é necessário manter dos dados atualizados, inclusive, é possível que benefícios sejam cancelados por causa da desatualização.

A atualização deve ser feita sempre que:

Essa atualização também é feita no CRAS com apresentação dos documentos de todos os membros da família. Além do comprovante de residência atualizado.

Para conferir os dados cadastrados, acesse o site do Cadastro Único ou o aplicativo através da conta gov.br. Clicando em “Consulta Completa” é possível até mesmo conferir as informações dos programas sociais que a família está cadastrada.

Jamille Novaes
Baiana, formada em Letras Vernáculas pela UESB, pós-graduada em Gestão da Educação pela Uninassau. Apaixonada por produção textual, já trabalhou como corretora de redação, professora de língua portuguesa e literatura. Atualmente se dedica ao FDR e a sua segunda graduação.
Sair da versão mobile