Regulamentada pela legislação brasileira, a carteira do idoso possibilita o acesso a diversos benefícios, entre eles, viagens de graça e atendimentos prioritários. O documento é direito de todos os cidadãos do país que tem mais de 60 anos.
A carteira é emitida pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República. Com ela, o cidadão pode comprovar sua condição de idoso e ter acesso aos benefícios oferecidos para quem possui o documento.
Saiba como solicitar a carteira do idoso:
- A emissão é realizada online por meio do site de serviços do Governo Federal, que está disponível neste link;
- Ao acessar a plataforma, o cidadão deve clicar em iniciar;
- Em seguida, ele deverá selecionar a opção emitir carteira e inserir os dados solicitados;
- São eles: documento de identificação com foto, podendo ser RG, CNH ou passaporte;
- Comprovante de residência e certidão de nascimento ou casamento;
- Além disso, vale lembrar que é preciso ter no mínimo 60 anos para solicitar o documento;
- Após o pedido, a carteira do idoso será emitida ao cidadão;
- Em posse do documento, ele poderá ter acesso a diversos benefícios e serviços;
- Confira os principais benefícios:
- Atendimento prioritário em órgãos públicos e estabelecimentos privados;
- Direito a viagens interestaduais gratuitas, desde que realizadas por empresas de ônibus;
- O limite para concessão é de duas vagas por viagem;
- No entanto, caso ele já tenha sido excedido, o idoso ainda garante o desconto de 50% no valor da passagem;
- Além disso, a carteira do idosos ajuda a ter acesso ao Benefício de Prestação Continuada (BPC);
- Por meio dele, idosos que não possuem condições de se sustentar tem direito a receber um pagamento mensal do Governo Federal;
- O valor liberado é de um salário mínimo e é pago pelo INSS.
Confira mais detalhes sobre outros benefícios liberados para os idosos brasileiros neste link.