O PIS/PASEP é um dos programas mais solicitados pelos trabalhadores CLT do país. O seu valor é considerado um abono salarial, tendo em vista que é um suporte pontual avaliado no valor do salário mínimo em vigência. Então, confira como fazer a consulta deste benefício de forma online.
Entre os benefícios cedidos aos trabalhadores que possuem a carteira assinada, o PIS/PASEP é um dos mais conhecidos. Isto porque ele pode ser solicitado por trabalhadores do regime privado e também do serviço público. Porém, existem algumas condições para que o trabalhador consiga solicitar os valores.
Chegando próximo à sua data de pagamento em 2024, os brasileiros estão se perguntando quais são as condições para a solicitação do auxílio. Desta forma, veja abaixo quais são estes requisitos solicitados pelo regime CLT e também pelo governo federal para que haja o depósito:
- É necessário estar em dia com a Justiça do Trabalho;
- É fundamental exercer a sua profissão com a carteira de trabalho assinada há pelo menos cinco anos;
- Ter um salário mensal inferior à dois salários mínimos (R$ 2.640);
- Ter trabalhado ao menos um mês (30 dias) no ano base levantado.
Quem efetua o pagamento do PIS/PASEP?
O PIS/PASEP é conhecido de forma conjunta, mas é a parceria de dois programas. O Programa de Integração Social (PIS) é feito aos trabalhadores que exercem a sua profissão de carteira assinada e trabalham no regime privado, como em empresas, comércio, entre outros.
Já o Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (PASEP) é dedicado aos servidores públicos do país. Por exemplo, os servidores públicos em suas diversas esferas.
Aqueles brasileiros que recebem o PIS são contemplados pela Caixa Econômica Federal. Enquanto isto, os cidadãos que recebem o PASEP são pagos pelo Banco do Brasil. Desta forma, os bancos estatais conseguem efetuar a quitação deste benefício de forma organizada e planejada.