INSS confirma depósito inesperado para grupos de idosos cadastrados no Meu INSS

Desde quinta-feira (21), os idosos que estão no Meu INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) estão sendo surpreendidos. Ao consultar o extrato de pagamentos verificaram a liberação de um pagamento. O benefício é concedido mesmo sem ter havido contribuição previdenciária nos últimos anos.

INSS confirma depósito inesperado para grupos de idosos cadastrados no Meu INSS
INSS confirma depósito inesperado para grupos de idosos cadastrados no Meu INSS (Imagem: FDR)

Boa parte das 39 milhões de pessoas que recebem algum salário vindo do INSS são idosos. Isso porque, o principal tipo de pagamento oferecido pelo Instituto é a aposentadoria, muitas vezes concedida por idade. Existem, porém, alguns idosos que recebem benefício da Previdência, mas sem estarem aposentados.

Liberação de salário para idosos no INSS

Idosos com mais de 65 anos, mesmo que não tenham feito nenhuma contribuição, podem receber pagamento do INSS. Trata-se do BPC (Benefício de Prestação Continuada), um tipo de auxílio que ajuda na sobrevivência digna de pessoas que vivem em situação de baixa renda.

O pagamento é de 1 salário mínimo por mês, o que em 2023 significou R$ 1.320. Por se tratar de um benefício social não dá direito a 13º salário, e também não deixa pensão por morte. Mas permite a contratação de empréstimo consignado, comprometendo até 30% do salário para pagar o crédito.

Podem receber o BPC aqueles que:

Como receber o BPC pelo INSS?

Para dar entrada no pedido do BPC e receber um salário mensal pelo INSS é preciso passar por duas análises. Funciona assim:

1ª passo:

2ª passo:

Lila Cunha
Autora é jornalista e atua na profissão desde 2013. Apaixonada pela área de comunicação e do universo audiovisual. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com
Sair da versão mobile