Dados da Pesquisa “Hábitos e Impactos da Saúde Financeira dos Trabalhadores”, encomendada pelas fintechs Zetra e SalaryFits, trazem números preocupantes. Dos trabalhadores com carteira assinada, 63% não possuem dinheiro suficiente para cobrir suas despesas básicas. Será que o 13º salário pode ajudar?.
Com o encerramento de um ano e a entrada de outro as despesas aumentam. As festas de Natal e Ano Novo, as férias escolares, os impostos e outros, são motivos para elevar o orçamento da família. Com o depósito do 13º salário, que aconteceu hoje (20), a solução parecer ser usá-lo para dar alívio no bolso.
Vale a pena usar o 13º salário nas festas?
Segundo dados divulgados por Fabio Bentes, economista da CNC, em 2023 pelo menos 35% dos trabalhadores pretendem usar seu 13º salário para gastar no comércio. O que incluí as despesas com presentes, roupas novas, acessórios, entre outros, que vão movimentar a economia.
Para saber se vale a pena ou não dedicar parte do seu dinheiro, ou tudo o que foi recebido com esses gastos extras que surgem no final de ano, o trabalhador deve fazer as seguintes considerações:
- Vale a pena usar nas festas de final de ano quando:
- não tem dívidas pendentes;
- já tem reserva de emergência;
- há um valor separado ou programado para quitar os impostos do início do ano;
- os itens desejados se comprados à vista terão desconto.
- Não vale a pena usar nas festas de final de ano quando:
- seu nome está com restrição nos órgãos de proteção ao crédito, e o dinheiro poderia servir para limpá-lo;
- o valor servirá para fazer novas dívidas, como na entrada de um financiamento;
- a quantia será emprestada para alguém, e não será você quem vai usufruir do dinheiro.
Pagamento do 13º salário
A primeira parcela, ou cota única do 13º salário, foi paga no mês de novembro. O segundo pagamento está marcado para esta quarta-feira, 20 de dezembro. Este é o prazo final para que os empregadores depositem o dinheiro.
- Valor: 50% do seu salário bruto com desconto do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), e do Imposto de Renda.