A segunda parcela do 13º salário está exigindo um cálculo de descontos para os trabalhadores do país. Esta notícia pegou alguns cidadãos que surpresa, tendo em vista que não sabiam que o seu valor seria descontado algumas taxas. Portanto, veja abaixo mais detalhes sobre esta novidade.
Normalmente, o 13º salário é pago aos cidadãos em duas parcelas. A primeira parcela teve o prazo limite de 30 de novembro para que fosse realizada. Portanto, a maior parte dos brasileiros já estão com o benefício financeiro em mãos. Porém, a segunda parcela do auxílio está pegando milhões de surpresa.
Isto porque os trabalhadores formais precisam realizar o cálculo de quanto será retido pelo poder público no momento no pagamento. Isto acontece na segunda parcela e muitos brasileiros já sabiam que isto iria acontecer. Porém, aqueles que não sabiam, estão sendo surpreendidos com a redução salarial no fim do ano.
Veja o que será descontado na segunda parcela do 13º salário em dezembro
Neste mês, o pagamento da segunda parcela do 13º salário deve ocorrer até o dia 20 de dezembro. Porém, este depósito será realizado com descontos da Previdência Social e também do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS). Isto é realizado para ajudar o cidadão em eventuais problemas.
Isto porque o intuito do Fundo de Garantia, por exemplo, é garantir uma renda ao trabalhador no momento de uma demissão sem justa causa. Então, com esta contribuição extra no final do ano, o cidadão tem uma segurança ampliada. Todavia, alguns brasileiros não gostaram desta notícia.
Quem está apto ao recebimento do 13º salário?
Atualmente, apenas os trabalhadores formais do país recebem, legalmente, o benefício. Ou seja, é preciso exercer a sua profissão com a carteira de trabalho assinada e seguindo o regime CLT. Além disto, os aposentados e pensionistas do INSS também são contemplados pelo governo federal.