MEI ganha aposentadoria ampliada após mudança de regra

Se o Microempreendedor Individual (MEI) já conta com vantagens, em 2024 será ainda mais interessante fazer parte do grupo. Isso porque o direito à aposentadoria, ofertado pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), deve ser ampliado. Entenda o que está em jogo.

MEI ganha aposentadoria ampliada após mudança de regra. Imagem: FDR
MEI ganha aposentadoria ampliada após mudança de regra. Imagem: FDR

Após se formalizar, o microempreendedor passa a ter acesso aos benefícios do INSS. Isso acontece porque o MEI tem a obrigação de pagar mensalmente a DAS, que reúne a contribuição ao Instituto e o ICMS.

Como garantir a aposentadoria?

É preciso que o MEI realize regularmente o pagamento da DAS. O documento, que é emitido mensalmente, reúne o pagamento dos principais impostos. Além disso, ele garante a contribuição mensal com a Previdência Social.

Ao realizar o pagamento, o MEI estará somando tempo de trabalho, o que é essencial para garantir a aposentadoria no futuro. No entanto, atualmente, essa contribuição é unificada para todos os microempreendedores.

Confira as possíveis mudanças para o MEI em 2024

YouTube video player
Vittoria FialhoVittoria Fialho
Jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco, já esteve como repórter no Diario de Pernambuco e no Portal NE45 Minutos. Nos veículos, fez parte das editorias de redes sociais e esportes. Também acumula experiência na assessoria de imprensa do Clube Náutico Capibaribe. Suas redes sociais são: @vtfialho e vittoriaffialho@gmail.com.
Sair da versão mobile