Ter o CPF negativo impede a compra de imóveis, carros, empréstimos e outra ações. O documento é usado como identificação dos residentes no Brasil, brasileiros ou estrangeiros. Veja como consultar o seu documento.
A negativação do documento acontece após o não pagamento de uma dívida, que pode ser de baixo valor ou alto. Com o CPF negativado o cidadão ficam com suas ações limitadas. Afinal, diversos serviços são negados, como os empréstimos ou até a abertura de contas bancárias.
Como saber se o CPF está negativado?
- Em geral o CPF fica negativado em empresas de proteção ao crédito.
- Com isso, para saber se ele está negativado no CPV, por exemplo, você deve acessar o site do órgão. A consulta é gratuita e pode ser feita pelo próprio site ou pelo aplicativo, disponível na página.
- Outra alternativa é fazer a consulta no site do Serasa. A consulta também é gratuita.
Consulta do CPF na Receita Federal
Também é possível fazer a consulta no site da Receita Federal, nesse caso será exibida a situação do CPF como um todo. É possível que ele esteja:
- Regular: significa que não há pendências em seu cadastro, ou seja, não existe necessidade de regularização.
- Pendente de regularização: indica que o contribuinte deixou de entregar alguma Declaração do Imposto Renda da Pessoa Física dos últimos cinco anos.
- Suspensa: significa que o cadastro do contribuinte está incorreto ou incompleto.
- Titular falecido: situação indica que foi informada data de falecimento no CPF.
- Cancelada: o CPF foi cancelado por duplicidade ou em virtude de decisão administrativa ou judicial.
- Nula: foi constatada fraude na inscrição e o CPF foi anulado.
Para fazer sair da situação de CPF negativado existem algumas opções, entre elas o Desenrola Brasil e o Feirão Serasa Limpa Nome, saiba mais.