O Banco Central acaba de divulgar as normas de funcionamento do PIX Automático. Essa novidade vai ajudar no pagamento recorrente, que poderá ser feito de forma automática. Entenda melhor!
As novidades para 2024 já animam os brasileiros, o Pix Automático, por exemplo, vai trazer mais agilidade para o dia a dia. O funcionamento dessa nova ferramenta de pagamento foi apresentado 21ª reunião plenária do Fórum Pix, que aconteceu no último dia 7 de dezembro.
Pix Automático
- A Resolução BCB 360 altera tanto a resolução de criação do PIX, quanto outros documentos relacionados a ele.
- Todos os participantes do PIX estão obrigados a oferecem essa modalidade de pagamento também
- Caso eles não sejam aprovados nos testes feitos em 28 de outubro de 2024, serão multados por dia de atraso na oferta, com limite de 60 dias.
- Essa forma de pagamento deve facilitar o pagamento recorrente, ou seja, aqueles pagamentos que são feitos todos os meses.
- Farão parte desse sistema: as concessionárias de serviços públicos, escolas, faculdades, clubes, academias, streaming, assinaturas de portais de notícias, entre outros serviços que são pagos todos os meses.
- Ao selecionar essa opção o valor será debitado direto na conta do cliente; sem a necessidade de que ele sempre faça a autenticação do pagamento.
- Para o cobrador ele deve contribuir com a redução dos custos com cobranças e reduzir a inadimplência.
Pix Agendado recorrente será obrigatório
- Atualmente a recorrência é facultativa, a partir de outubro de 2024 ela será obrigatória.
- Lembrando que o Pix Automático e o Pix Agendado são diferentes.
- No Pix Automático as instruções de pagamento são oferecidas pelo credor; nesse caso o credor é sempre uma pessoa jurídica, ou seja, uma empresa. Nessa modalidade o pagador deverá fazer uma autorização prévia.
- Enquanto no Pix Agendado as instruções de pagamento são sempre do pagador, sendo que o pagamento poderá ser feito para pessoa física ou jurídica.
- O Banco Central fez algumas alterações para uniformizar o serviço, como: uso do canal secundário de liquidação; definição do horário para envio das ordens de pagamento; horário limite para cancelamento da transação; entre outros.