Abono natalino do Bolsa Família é CONFIRMADO por alguns governos estaduais

Embora não seja uma realidade para todo país, o pagamento do abono natalino do Bolsa Família já está sendo pago por dois governos estaduais. Esta é uma iniciativa local por isso utiliza recursos dos cofres do estado, e beneficia entre 600 mil a 1 milhão famílias por estado. Os valores surpreendem a população.

Abono natalino do Bolsa Família é CONFIRMADO por alguns governos estaduais
Abono natalino do Bolsa Família é CONFIRMADO por alguns governos estaduais (Imagem: Marcos Rocha/ FDR)

O governo federal já informou que não há interesse em pagar o abono natalino do Bolsa Família, ou algo próximo ao 13º salário. De acordo com o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), como o programa é assistencial ele não dá direito a um valor extra, porque não se trata de um salário. 

Abono natalino do Bolsa Família na Paraíba

Esta será a primeira vez que o governo da Paraíba vai liberar o abono natalino do Bolsa Família. Serão beneficiadas 693 mil famílias que recebem o benefício todos os meses, mas que em dezembro terão um acréscimo no valor. É uma quantia única independente de quantas pessoas fazem parte da família.

Calendário do abono natalino na Paraíba

Número final do NIS Data de pagamento
1 11 de dezembro
2 12 de dezembro
3 13 de dezembro
4 14 de dezembro
5 15 de dezembro
6 18 de dezembro
7 19 de dezembro
8 20 de dezembro
9 21 de dezembro
0 22 de dezembro

13º do Bolsa Família em Pernambuco

O governo do Pernambuco já tem pago há algum tempo o 13º do Bolsa Família. Embora o cálculo não siga as regras de um décimo terceiro pagamento porque não considera o valor mensal recebido no programa, mas possuí uma parcela única para todos, ele leva esse nome que foi dado pelo próprio governo. 

Como a liberação é feita no meio do ano não pode ser considerada como o abono natalino do Bolsa Família. O próximo depósito acontece em junho de 2024.

Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com
Sair da versão mobile