Concursos públicos terão IMPORTANTE mudança no prazo de contratação dos aprovados

Está sendo debatida no MGI (Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos) a possibilidade de reduzir o tempo de validade dos concursos públicos para contratação. Este é o prazo em que podem haver novas chamadas daqueles que conseguiram uma colocação, mas ficaram no cadastro reserva. 

Concursos públicos terão IMPORTANTE mudança no prazo de contratação dos aprovados
Concursos públicos terão IMPORTANTE mudança no prazo de contratação dos aprovados (Imagem: FDR)

Atualmente, o prazo para que os servidores públicos federais assumam os postos após conseguirem aprovação em concursos públicos chega a um ano, em média. A ideia é diminuir esse tempo caso a proposta de criar um concurso nacional unificado para preenchimento de cargos públicos seja realmente aprovada.

Novo prazo para efetivação em concursos públicos

De acordo com o secretário do MGI, José Celso Cardoso Jr., a ideia de reduzir o prazo de contratação no serviço público federal vai ganhar força com o novo modelo de seleção unificada se tornando realidade no país. Já que a partir dele será formado um banco de cidadãos capacitados à trabalhar no governo federal.

A partir disso, o novo prazo para contratação em concursos públicos para cargos no governo federal seria de:

  • até três meses após a conclusão da última etapa do concurso.

Teríamos uma espécie de banco de candidatos pré-aprovados, que já teriam prestado a seleção e estariam aptos a assumir os cargos. Nesse caso, a seleção seria mais rápida e em três meses teríamos pessoas trabalhando”, afirmou Cardoso em entrevista na última semana.

Concurso nacional unificado

Os candidatos que estão acostumados com a realização de vários concursos públicos em busca de um cargo como servidor público federal, terão uma nova oportunidade. Se trata da criação do concurso unificado que pretende preencher vagas em até 21 órgãos públicos.

Por meio dele, o candidato presta uma única prova que valerá para mais de uma oportunidade dentro do serviço público. O edital oficial será publicado no dia 20 de dezembro deste ano, mas algumas informações já foram adiantadas.

  • Prova deve ser realizada em fevereiro ou março;
  • A divulgação dos resultados deve acontecer em abril;
  • Serão duas provas, a primeira apenas com questões objetivas de conhecimentos gerais, e a segunda com questões dissertativas e específicas. As duas realizadas no mesmo dia;
  • As provas serão realizadas em 180 municípios;
  • No edital o candidato vai encontrar informações sobre onde poderá trabalhar, e os cargos disponíveis.

Lila Cunha
Autora é jornalista e atua na profissão desde 2013. Apaixonada pela área de comunicação e do universo audiovisual. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: [email protected]