Os aposentados e pensionistas que dependem dos pagamentos do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) estão ansiosos para a liberação deste mês. Isso porque, como não recebem o 13º salário no final do ano, o benefício tradicional pode ajudar a lidar com os gastos extras deste período.
O calendário de pagamentos do INSS é liberado sempre no início do ano. Isso significa que desde janeiro já é possível saber quando o depósito de dezembro vai acontecer. Ainda assim, nem todos se sentem preparados e organizados o suficiente. Acompanhe a seguir quando o benefício vai cair na sua conta.
Pagamentos do INSS em dezembro
Os pagamentos do INSS em dezembro não serão feitos antes do Natal para todos os aposentados e pensionistas. O Ministério da Previdência Social manteve a mesma organização do calendário dos últimos meses, e com isso as transferências acontecerão entre o fim de dezembro e o início de janeiro.
São necessárias pelo menos duas semanas para que todos recebam o dinheiro em sua conta. Os depósitos são feitos inicialmente para quem recebe até um salário mínimo, e a partir da semana seguinte incluí os pagamentos daqueles que ganham acima do piso.
Outro ponto importante é o número final do benefício. Esta numeração pode ser encontrada no aplicativo Meu INSS, e vale o dígito que antecede o hífen. A partir dele os pagamentos são feitos nesta ordem:
Benefícios de até 1 salário mínimo:
- Final 1: 21 de dezembro;
- Final 2: 22 de dezembro;
- Final 3: 26 de dezembro;
- Final 4: 27 de dezembro;
- Final 5: 28 de dezembro;
- Final 6: 2 de janeiro;
- Final 7: 3 de janeiro;
- Final 8: 4 de janeiro;
- Final 9: 5 de janeiro;
- Final 0: 8 de janeiro.
Benefícios acima de 1 salário mínimo:
- Final 1 e 6: 2 de janeiro;
- Final 2 e 7: 3 de janeiro;
- Final 3 e 8: 4 de janeiro;
- Final 4 e 9: 5 de janeiro;
- Final 5 e 0: 8 de janeiro.