O pagamento do IPTU 2024 (Imposto Predial Territorial Urbano) é uma obrigação de todos os proprietários de imóveis. O recolhimento é feito pela prefeitura municipal que determina quando pode haver descontos, e qual o prazo para pagamento. Estar atento a essas regras é uma maneira de conseguir economizar.
A prefeitura de Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul, divulgou as informações para o pagamento do IPTU 2024. O governo municipal anunciou que os descontos serão progressivos, de 1% até 11% do valor original do imposto. Tudo vai depender da data em que o cidadão pretende pagar.
Descontos do IPTU 2024 de Porto Alegre
O objetivo da prefeitura de Porto Alegre é incentivar dois pontos de comportamento do morador: a quitação do débito em dia, e a colaboração como contribuinte. Para isso, lançou no IPTU 2024 alguns descontos que vão depender de decisões do próprio morador.
Pagamento em cota única
- 5% de desconto para quem pagar todo o imposto até 8 de fevereiro de 2024.
Soma de descontos
Além dos 5%, os contribuintes ainda podem somar mais descontos chegando a 11%.
- 3% por ter mantido os tributos em dia;
- quem obteve mais de 24 notas de serviço ao longo do ano com CPF acrescenta mais 3% de redução;
- quem obteve entre 13 e 24 notas, 2%;
- quem obteve entre 7 a 12 notas, 1%;
- Imóveis em nome de pessoa jurídica terão 4% de desconto se estiverem em conformidade com suas obrigações fiscais, (além dos 5% pelo pagamento à vista).
Como emitir o IPTU 2024
A emissão do IPTU 2024 acontece de forma digital, e a partir de 2 de janeiro. O parcelamento começa em 8 de março. Para obter a guia única ou dos próximos meses basta acessar um desses canais:
- Site da prefeitura;
- Aplicativo 156+POA;
- WhatsApp;
- E-mail que já está cadastrado no site;
- Nos pontos parceiros da Secretaria de Fazendo onde haverá a impressão.
Os idosos que optarem por receber a guia impressa deverão solicitá-la por meio de canal que está sendo desenvolvido pela Procempa.