O novo cartão do Bolsa Família promete vir recheado de inovações, indo além do simples design renovado que já marcou presença em 2023. Veja todas as informações para solicitar a sua versão da forma certa!
Para garantir o seu novo cartão do Bolsa Família, é essencial que os beneficiários atendam aos critérios estabelecidos. São eles:
- Famílias enquadradas nos critérios de renda de pobreza ou extrema pobreza;
- Renda mensal máxima de R$218,00 por pessoa na família;
- Registro no Cadastro Único, que é a porta de entrada para diversos benefícios sociais do governo federal.
Cumprindo esses requisitos, o beneficiário receberá o cartão em seu domicílio após a análise dos registros e documentação.
Como solicitar o cartão do Bolsa Família
De modo geral, caso tudo esteja atualizado no seu cadastro, não será necessário se preocupar em realizar procedimentos adicionais para obter o novo cartão Bolsa Família.
O Governo Federal costuma enviar o cartão diretamente ao endereço registrado no Cadastro Único. Então, é importante manter as informações sempre atualizadas para garantir o envio correto.
Como funciona o cartão do Bolsa Família?
Os beneficiários terão acesso a um cartão de débito oferecido pela Caixa Econômica Federal. Isso permitirá realizar compras, pagar contas e até efetuar transferências de dinheiro através do WhatsApp.
Com o número do cartão, os beneficiários podem consultar informações sobre o Bolsa Família e outros programas vinculados ao Cadastro Único, como o Auxílio-Gás, por exemplo.
Além disso, é possível fazer saques em agências da Caixa ou caixas eletrônicos, verificar o saldo e extrato, realizar movimentações financeiras nos aplicativos Caixa Tem e Bolsa Família.
Veja como é fácil fazer as consultas através do aplicativo da Caixa:
- Baixe o app Caixa Tem na Play Store (Android) ou App Store (IOS);
- Abra o aplicativo e clique em ‘Entrar no Caixa Tem’;
- Faça cadastro no aplicativo clicando em cadastre-se;
- Faça login com seu CPF e senha criada no cadastro;
- Na página principal do aplicativo, clique em ‘Mostrar Saldo’;
O que fazer se perder o cartão?
Caso o cartão seja perdido, roubado ou danificado, os beneficiários têm a opção de solicitar a segunda via. Basta entrar em contato com o atendimento Caixa Cidadão pelo número 0800 726 0207 ou pessoalmente em uma agência da Caixa.