Últimos dias para receber o abono do PIS/PASEP com saque online

O pagamento do abono do PIS/PASEP de 2023 aconteceu entre os meses de fevereiro e junho. No entanto, quem perdeu o prazo e não fez o saque no mês regular ainda tem a chance de receber neste ano. Com o início de dezembro, porém, o tempo limite para sacar está se esgotando.

Últimos dias para receber o abono do PIS/PASEP com saque online
Últimos dias para receber o abono do PIS/PASEP com saque online (Imagem: FDR)

O pagamento do abono do PIS/PASEP acontece uma vez ao ano, contemplando aproximadamente 25 milhões de pessoas. Funciona como um 14º salário, um valor extra para beneficiar quem tem baixos salários. Os trabalhadores que podem receber neste ano têm poucos dias para fazer o saque. 

Quem tem direito ao abono do PIS/PASEP em 2023?

O Ministério do Trabalho e Emprego usa como referência para determinar quem tem direito ao abono do PIS/PASEP o ano-base. Quer dizer, o ano em que o trabalhador precisa ter cumprido todos os critérios, e trabalhado mais de 30 dias, para conseguir o acesso ao benefício.

Dessa vez foi usado como base o ano de 2021, isso significa que para ter acesso ao abono salarial é necessário:

O ano-base muda a cada novo pagamento, para 2024 serão beneficiados aqueles que trabalharam em 2022, e assim por diante.

Prazo para sacar o abono do PIS/PASEP

O calendário do abono do PIS/PASEP de 2023 começou em fevereiro e terminou em julho. Todos os beneficiados foram contemplados neste período, sendo um novo grupo a cada mês.

No entanto, quem não fez o saque dentro da data regular do cronograma ainda tem a chance de receber em um novo limite de prazo, sendo ele:

Caso contrário, somente poderá receber com o início do calendário de 2024. Ao todo, o trabalhador tem cinco anos para sacar seu benefício. 

Como fazer o saque do PIS/PASEP

O saque do abono salarial vai depender de qual programa o trabalhador tem direito. 

PIS – para funcionários de empresas privadas

PASEP – para funcionários públicos

YouTube video player
Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com
Sair da versão mobile