A revisão da vida toda do INSS está causando uma certa expectativa entre os milhões de beneficiários da Previdência Social. Desta forma, é fundamental entender quais são as pessoas que estão aptas ao recebimento do benefício e quais são os requisitos para solicitar a revisão.
Muitos brasileiros estão aguardando a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre a revisão da vida toda do INSS. Porém, ainda não há definição sobre as condições sobre a revisão. Portanto, é necessário aguardar que haja a votação sobre o tema e que seja definido uma nova regra geral para os beneficiários.
A meta desta revisão é fazer com que o cálculo da aposentadoria do INSS seja alterado. Atualmente, o cálculo do valor pago na aposentadoria não inclui as contribuições e salários prévios à criação do plano real. Ou seja, qualquer quantia que seja anterior à julho de 1994 é anulada e não é levada em consideração.
Quem deve pedir a revisão da vida toda do INSS?
Caso seja aprovado, a maioria dos cidadãos poderá solicitar a revisão do INSS. Porém, é recomendado que o pensionista ou aposentado consulte um especialista contábil para checar se vale a pena solicitar. Isto porque em caso de salários menores, o valor atual da sua aposentadoria pode ser reduzida.
Ou seja, algo que deveria ser vantajoso para o aposentado torna-se um grande problema. Então, é indicado que todo cidadão realize a consulta prévia em um especialista da área financeira para checar a necessidade da revisão. Porém, qualquer cidadão pode solicitar o serviço do INSS após a aprovação da medida.
Calendário de pagamentos
Valores até um salário mínimo:
- Final 1: 21 de dezembro;
- Final 2: 22 de dezembro;
- Final 3: 26 de dezembro;
- Final 4: 27 de dezembro;
- Final 5: 28 de dezembro;
- Final 6: 02 de janeiro;
- Final 7: 03 de janeiro;
- Final 8: 04 de janeiro;
- Final 9: 05 de janeiro;
- Final 0: 08 de janeiro
Valores acima do salário mínimo:
- Final 1 e 6: 02 de janeiro;
- Final 2 e 7: 03 de janeiro;
- Final 3 e 8: 04 de janeiro;
- Final 4 e 9: 05 de janeiro;
- Final 5 e 0: 08 de janeiro