IPTU 2024: saiba como REDUZIR o valor do imposto usando o seu CPF

Pontos-chave
  • Desconto no IPTU pode chegar a 50%;
  • Para conseguir a redução é preciso participar de algum programa de benefícios da prefeitura;
  • Cada cidade possuí as suas próprias regras.

Em poucas semanas os proprietários do imóvel que residem terão que arcar com o valor do IPTU 2024 (Imposto Predial Territorial Urbano). O imposto é obrigatório para manter a regularização da casa, apartamento, prédio e outros. Há chances de conseguir desconto no valor total usando alguns benefícios da prefeitura.

IPTU 2024: saiba como REDUZIR o valor do imposto usando o seu CPF
IPTU 2024: saiba como REDUZIR o valor do imposto usando o seu CPF (Imagem: FDR)

O pagamento do IPTU 2024 é obrigação de todo proprietário de imóvel que estiver localizado em área urbana. Vale para casa, apartamento, prédio, sala comercial e até mesmo para terrenos. Este imposto é recolhido pela prefeitura municipal, logo tudo o que for pago será encaminhado para os cofres da cidade.

Com o dinheiro a prefeitura fica responsável em investir nos setores públicos, como saneamento básico, iluminação, pavimentação, saúde, educação, segurança, cultura e outros. Por isso, além de ser uma obrigação tributária, pagar o IPTU é uma forma de exercer sua cidadania e incentivar o investimento na cidade.

A cobrança é feita uma vez por ano, em praticamente todas as cidades o vencimento acontece a partir de janeiro, dando início a um novo ano. Há chances de parcelar o valor total cobrado, ou pagar à vista o que normalmente garante desconto. É importante conferir quais as regras do município.

Quem não fizer o pagamento do IPTU 2024 adquire uma dívida em seu nome, e que ficará constando no registro do imóvel. A partir disso não é possível construir no local, fazer reformas, vender, alugar ou até mesmo doar. Sem a licença da prefeitura a propriedade fica praticamente inativa.

Qual valor do IPTU 2024?

O valor do IPTU 2024 vai depender da legislação do município. É que há uma lei em cada cidade que estabelece as alíquotas que serão cobradas sobre o valor venal (de venda) daquele imóvel. As alíquotas mudam dependendo do tipo de propriedade, isso significa que uma casa pode ter imposto maior que um terreno.

Além disso, o valor venal será construído com base em uma avaliação da prefeitura que estabelece uma quantia a ser cobrada por m² construído. São avaliadas como valores maiores as propriedades que estiverem em ruas com melhor localização, usufruírem de iluminação, saneamento e etc.

O cálculo para chegar ao valor final do IPTU 2024 é construído da seguinte forma:

É possível consultar tanto o valor de avaliação do seu imóvel, como as alíquotas, por meio do site da prefeitura da sua cidade. Além disso, quem quiser contestar o valor venal da sua propriedade precisa apresentar um documento na prefeitura.

JUSTIÇA APROVOU: BANCOS PODEM TOMAR CASA DE QUEM ESTÁ COM DÍVIDAS E NÃO CONSEGUE PAGAR

Descontos no IPTU 2024 usando o CPF

Existem algumas maneiras de conseguir desconto no IPTU 2024 usando o número do CPF e seu perfil como cidadão. Para isso é preciso participar de alguns programas de benefícios que são criados pela prefeitura municipal incentivando os descontos.

A própria prefeitura prefere liberar a redução no valor do imposto a fim de que o proprietário consiga pagar a tributação dentro do vencimento. As chances de usufruir deste benefício ficam disponíveis em:

Outra chance de conseguir desconto no IPTU 2024 é pagando o imposto à vista, neste caso é necessário ficar atento a data de vencimento. Os maiores descontos são concedidos a quem opta por pagar o imposto no primeiro mês de cobrança que é janeiro.

YouTube video player
Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com
Sair da versão mobile