Ministério da Educação tem mais 60 mil vagas remanescentes do FIES disponíveis em todo o país. Seleção vai possibilitar que estudantes recebam de volta os valores pagos. Critérios para participação na seleção são diferentes das seleções regulares.
Termina hoje, 30, o prazo para inscrição na seleção para as vagas remanescentes do Fies. Esse tipo de processo seletivo atende a um público diferente e não era realizado no país desde 2021.
As vagas remanescentes são aquelas que “restaram” das seleções regulares, ou seja, não foram preenchidas. Isso acontece porque o estudante desistiu; não conseguiu concluir o processo de contratação; entre outros motivos.
Inscrições para as vagas remanescentes do Fies
- Para participar dessa seleção é necessário já estar matriculado e cursando regularmente o mesmo curso, turno e localidade da instituição.
- É necessário ter renda familiar mensal bruta de até três salários-mínimos por pessoa, ou seja, R$960.
- Também é necessário ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2010.
- E ter alcançado a nota mínima exigida é de 450 pontos na média das cinco provas do exame e superior a zero na prova de redação.
- Os selecionados contarão com o financiamento estudantil a partir de julho de 2023.
- Para quem não está em inadimplência com as mensalidades da faculdade e for selecionado, será possível até mesmo reaver os valores pagos durante o período.
Classificação das vagas remanescentes do FIES
- As vagas serão preenchidas primeiro pelos bolsistas parciais (50%) do Programa Universidade para Todos (Prouni) que não possuem diploma de graduação e nunca usaram o programa
- Estudantes do ensino superior que não possuem diploma de graduação e nunca usaram o Fies.
- Estudantes de nível superior que não têm diploma, mas que já usaram o Fies em algum outro momento e já quitaram suas dívidas.
- Estudantes com diploma de graduação, mas que nunca tiveram contrato com o Fies
As inscrições podem ser feitas pelo site Acesso Único.