13º salário antecipado! Vale a pena receber o benefício antes da data?

Pela legislação da CLT (Consolidação de Leis Trabalhistas), os trabalhadores têm três opções de receber o 13º salário, com prazos diferentes. No entanto, há possibilidade de adiantar este prazo e receber a quantia antes mesmo da transferência da empresa. Mas é importante considerar se vale a pena.

13º salário antecipado! Vale a pena receber o benefício antes da data?
13º salário antecipado! Vale a pena receber o benefício antes da data? (Imagem: FDR)

Em poucos dias a primeira parcela, ou cota única do 13º salário vai cair na conta de milhões de pessoas. O benefício é um direito de todo trabalhador com carteira assinada, inclusive aqueles que estão em empregos temporários, desde que há mais de 15 dias na mesma empresa.

Quando o 13º salário será pago?

Por lei, o pagamento do 13º salário acontece em três momentos diferentes. Cabe ao empregador respeitar a legislação, entrar em acordo com o funcionário e se organizar para cumprir com os prazos. 

Também é possível receber o pagamento proporcional do 13º salário, quer dizer, referente ao período que foi trabalhado no último ano, caso seja demitido sem justa causa. É obrigação da empresa incluir este valor na rescisão trabalhista que também soma outros valores.

Antecipação do 13º salário

Quem não quiser, ou não puder esperar até a data regular de pagamento do 13º salário, tem a opção de antecipar. Este benefício fica disponível de forma privada, quer dizer, contando com a ajuda de uma instituição particular, neste caso o banco em que o salário é recebido todos os meses.

A antecipação do 13º é na verdade um crédito, um tipo de empréstimo, por isso terá cobrança de juros. Funciona assim:

O pedido de antecipação pode ser feito no aplicativo do próprio banco.

Vale a pena antecipar o 13º salário?

De acordo com especialistas ouvidos pelo Terra, para saber se vale a pena antecipar o 13º salário é preciso se perguntar: no que esse dinheiro será usado?. Caso não seja urgente, não é recomendado fazer o empréstimo porque haverá aplicação de juros e no fim de ano o trabalhador não vai receber o benefício.

“Use o 13º para aquilo que de fato é emergencial. É verificar se você não está antecipando esse valor para comprar algo que você pode esperar, que você pode, de repente, planejar, segurar um pouco e deixar para comprar lá na frente. Aquilo que pode esperar, é melhor aguardar o momento certo e não ter esse desconto no 13º”, orienta Carlos Castro ao Terra.

Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com
Sair da versão mobile