Revisão do FGTS aumentará o seu salário? Entenda como se beneficiar

A revisão do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) propõe um novo cálculo para aumentar o dinheiro disponível na conta. Os trabalhadores com carteira assinada poderão se beneficiar caso a medida seja aprovada. Mas para isso é preciso entender como a mudança pode te atingir. 

Revisão do FGTS aumentará o seu salário? Entenda como se beneficiar
Revisão do FGTS aumentará o seu salário? Entenda como se beneficiar (Imagem: FDR)

A revisão do FGTS surgiu por meio de uma ADI (Ação Direta de Inconstitucionalidade). Apresentada em 2014, a ideia foi questionar se a atual taxa de correção usada anualmente nas contas do Fundo de Garantia é constitucional. Desde então, há discussões sobre este assunto.

O que a revisão do FGTS pode mudar?

A ideia da revisão do FGTS é mudar justamente a forma como o saldo das contas do Fundo são reajustados. A justificativa é de que os índices usados hoje não acompanham a inflação do país, logo não podem ser considerados como legais.

Em 2019, os ministros do STF (Supremo Tribunal Federal) defendiam que o índice atual deveria ser substituído pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), usado para mudar o salário mínimo do país.

Saldo do FGTS vai subir com a revisão?

Sim! Caso a revisão do FGTS seja aprovada pelo STF, o que ainda não aconteceu, o uso de novo cálculo pode aumentar o saldo disponível nas contas. Isso porque, acompanharia a inflação do país ou pelo menos a poupança, e faria com que o reajuste anual aumentasse.

Para conseguir o reajuste do seu Fundo de Garantia o trabalhador precisa:

O governo federal tenta barrar essa mudança porque acredita que liberar novos valores de correção na conta dessas pessoas poderia esvaziar o Fundo.

YouTube video player
Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com
Sair da versão mobile