INSS inicia os pagamentos do mês com frustrações para muitos aposentados

Em razão de uma antecipação, o 13º salário de aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) não será pago em novembro. Por isso, os beneficiários receberão menos que os trabalhadores formais. Uma condição que causou frustração. Entenda os motivos, valores e datas do repasse.

INSS inicia os pagamentos do mês com frustrações para muitos aposentados
INSS inicia os pagamentos do mês com frustrações para muitos aposentados. Imagem: FDR

Ao todo, 32,5 milhões de beneficiários receberam o pagamento, antecipado entre os meses de maio e julho deste ano, em duas parcelas. Vale lembrar que o acesso ao repasse carece de alguns critérios.

Têm direito ao 13º salário os segurados e dependentes da Previdência Social que, durante o ano de 2023, tenham recebido auxílio por incapacidade temporária, auxílio-acidente, aposentadoria, pensão por morte ou auxílio-reclusão.

A antecipação do 13º dos beneficiários e pensionistas não constituiu uma renda extra para os atendidos pelo INSS. Tratou-se apenas de um adiantamento de um direito ao qual eles têm uma vez ao ano.

Pagamentos de novembro dos aposentados do INSS

Existem exceções quanto ao pagamento do 13º

 

Outros segurados da Previdência poderão receber o abono do 13º salário. Ele não será pago em duas vezes, mas em cota única e de forma proporcional aos meses em que o salário já tem sido pago.

Vittoria Fialho
Jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco, já esteve como repórter no Diario de Pernambuco e no Portal NE45 Minutos. Nos veículos, fez parte das editorias de redes sociais e esportes. Também acumula experiência na assessoria de imprensa do Clube Náutico Capibaribe. Suas redes sociais são: @vtfialho e vittoriaffialho@gmail.com.
Sair da versão mobile