O pagamento do Bolsa Família é um momento bastante esperado por milhares de núcleos brasileiros. No entanto, o repasse de novembro deixou beneficiários surpresos. Isso porque os valores foram reduzidos de forma considerável. Entenda o que aconteceu.
Os pagamentos começam nesta sexta-feira para aqueles com NIS final 1. A varredura de pessoas que não tem direito ao benefício também segue ocorrendo, portanto, muitos podem ter o benefício bloqueado caso não atendam os requisitos para receber.
Bolsa Família reduzido em novembro
Para estes casos, quando o titular da conta se vincula profissionalmente com uma empresa, o seu benefício é reduzido pela metade. Porém, existem milhões de famílias que não conseguiram arrumar um emprego formal e, mesmo assim, o seu auxílio foi reduzido.
Contudo, é preciso lembrar que muitas destas famílias também estão inscritas no Auxílio Gás. Este benefício, cedido para todos os beneficiários do Bolsa Família, é pago de maneira bimestral. Ou seja, ocorre a cada dois meses. Tendo em vista que ele foi feito em outubro, o pagamento só deve ocorrer em dezembro.
Calendário de pagamento do mês de novembro
Muitos brasileiros estão se perguntando quando o pagamento do Bolsa Família será realizado no mês de novembro. Para isto, é preciso que o titular utilize o último dígito do seu Número de Identificação Social (NIS) como referência e verifique o calendário oficial emitido pela Caixa Econômica Federal (CEF):
- NIS final 1: dia 17 de novembro;
- NIS final 2: dia 20 de novembro (pagamento antecipado para o dia 18/11);
- NIS final 3: dia 21 de novembro;
- NIS final 4: dia 22 de novembro;
- NIS final 5: dia 23 de novembro;
- NIS final 6: dia 24 de novembro;
- NIS final 7: dia 27 de novembro (pagamento antecipado para 25/11);
- NIS final 8: dia 28 de novembro;
- NIS final 9: dia 29 de novembro;
- NIS final 0: dia 30 de novembro.