Oficialmente a Black Friday acontece só amanhã (24), mas os comércios já estão potencializando suas vendas desde a segunda quinzena do mês. Quem já fez suas compras com os descontos, porém, agora tem que se preocupar com o prazo de entrega considerando a greve dos Correios.
No mês passado o Google divulgou uma pesquisa mostrando que o interesse dos consumidores pela Black Friday subiu. Em outubro deste ano a busca na plataforma pelo termo aumento em 118%. Preparados para vender bem, as empresas foram pegas de surpresa com o anúncio da greve dos Correios.
Greve dos Correios na véspera da Black Friday
De acordo com o comunicado dos sindicatos dos Correios das cidades de São Paulo e Bauru (SP), e dos estados do Rio de Janeiro, Tocantins e Maranhão, representados pela Federação Interestadual dos Sindicatos dos Trabalhadores e Trabalhadoras dos Correios (Findect), a greve começaria hoje (23).
Na véspera da Black Friday os profissionais decidiram pausar seus serviços. A própria empresa havia anunciado desconto de até 30% no valor das entregas motivada pela temporada de baixa nos preços.
A greve dos Correios foi anunciada porque a Findect acusa a empresa pública de ter se recusado a resolver questões relacionadas à assinatura de acordo coletivo. “Uma dessas questões cruciais é a não incorporação dos R$ 250 ao salário base, configurando um golpe financeiro direto contra os trabalhadores”, disse a Findect em comunicado.
Na manhã desta quinta-feira (23), porém, o presidente da empresa, Fabiano Silva, garante que a situação já foi resolvida. Em um acordo com os sindicatos os profissionais desistiram da greve dos Correios, e garantiram a volta da normalidade dos serviços.
O que fazer se a compra da Black Friday atrasar?
Diante desta situação, nem o vendedor e muito menos o comprador têm culpa pela demora na entrega da mercadoria. Se a greve dos Correios atingir a sua compra, o consumidor deve estar atento aos seus direitos.
Vale lembrar que atualmente empresas como Mercado Livre, Magalu, Casas Bahia e outros, costumam contar com a parceria de transportadoras. Logo, para estas lojas o fechamento dos Correios não influenciará na entrega dos produtos.
Como os funcionários dos Correios já voltaram a trabalhar, pode ser que não haja problema nenhum com a entrega do seu produto. Mas, caso perceba a demora é possível:
- Cancelar a compra direto com a plataforma onde o produto foi vendido;
- Pedir reembolso do valor do produto na plataforma onde comprou;
- Entrar em contato com os Correios para rastrear sua mercadoria.