Criado pelo Governo Federal, o vale-gás realiza o pagamento de, em média, R$ 100 para famílias que vivem em situação de vulnerabilidade social ou econômica no Brasil. No entanto, o benefício não será liberado durante o mês de novembro.
A suspensão no pagamento acontece porque o benefício foi criado para realizar a liberação dos recursos de forma bimestral. Ou seja, o pagamento acontece a cada dois meses. Como o último depósito foi efetuado pelo Governo Federal em outubro, o vale-gás só será retomado em dezembro.
O valor que será liberado para as famílias atendidas pelo programa social ainda não foi divulgado. Isso porque os recursos destinados ao pagamento são calculados no mês da liberação.
Para tal, uma pesquisa é realizada para descobrir a média nacional de preço de um botijão de gás de 13 kgs. Com base no resultado, o dinheiro é depositado na poupança social do Caixa Tem das famílias atendidas.
Os recursos são liberados seguindo o calendário do Bolsa Família. Dessa forma, o calendário de pagamento é definido de acordo com o dígito final do Número de Identificação Social (NIS) dos beneficiários.
Para o mês de dezembro, os recursos serão antecipados. Assim, os pagamentos terão início no dia 11 e seguirão até o dia 22 do próximo mês.
Confira as datas de pagamento do vale-gás no mês de dezembro:
- NIS final 1: pagamento em 11 de dezembro;
- NIS final 2: pagamento em 12 de dezembro;
- NIS final 3: pagamento em de dezembro;
- NIS final 4: pagamento em 14 de dezembro;
- NIS final 5: pagamento em 15 de dezembro;
- NIS final 6: pagamento em 18 de dezembro;
- NIS final 7:pagamento em 19 de dezembro;
- NIS final 8: pagamento em 20 de dezembro;
- NIS final 9: pagamento em 21 de dezembro;
- NIS final 0: pagamento em 22 de dezembro.
Saiba mais detalhes sobre o pagamento do Vale Gás neste link.