Mutirão Desenrola Brasil inicia renegociação para FIES e Minha Casa Minha Vida

Nesta semana o Ministério da Fazenda deu início a novas regras para o programa Desenrola Brasil. A partir de agora a participação no sistema para conseguir liquidar suas dívidas incluí débitos abertos com o FIES (Fundo de Financiamento Estudantil), e até o Minha Casa Minha Vida. 

Mutirão Desenrola Brasil inicia renegociação para FIES e Minha Casa Minha Vida
Mutirão Desenrola Brasil inicia renegociação para FIES e Minha Casa Minha Vida (Imagem: FDR)

O mutirão do Desenrola Brasil está marcado para acontecer nesta quarta-feira (22). As agências bancárias funcionarão até mais tarde com o intuito de atender os clientes que desejam finalmente colocar fim nos débitos que estão pendentes em seu nome. A grande novidade são as dívidas que poderão ser negociadas.

Negociação disponível no mutirão do Desenrola Brasil

Desde segunda-feira (20), o governo passou a autorizar o parcelamento de dívidas de até R$ 20 mil pelo Desenrola Brasil. O número de prestações pode chegar a 60 meses, com juros de até 1,99% ao mês. Poderão entrar no acordo com o credor as seguintes pendências:

  • Dívidas com o banco: cartão de crédito, empréstimo, financiamento incluindo do Minha Casa, Minha Vida, cheque, e etc.;
  • Dívidas sem relação com o banco: cartão de varejista, FIES, água, luz, telefone, e contas básicas.

Como negociar dívida do FIES?

Para negociação de dívida do FIES aquele que estiver com mais de uma parcela em atraso deve procurar a Caixa Econômica, no presencial ou App Caixa FIES, ou a agência do Banco do Brasil.

As condições para negociação são:

  • Para débitos vencidos e não pagos por mais de 90 dias, em 30 de junho de 2023:
    • desconto de até 100% sobre encargos (juros e multas) e de 12% sobre o valor financiado pendente para pagamento à vista;
    • parcelamento em até 150 vezes mensais e sucessivas do valor financiado pendente, com desconto de 100% dos encargos, mantidas as demais condições do contrato (as garantias e eventuais taxas contratuais).
  • Estudantes com débitos vencidos e não pagos por mais de 360 dias, em 30 de junho de 2023, que estejam inscritos no CadÚnico ou que tenham sido beneficiários do Auxílio Emergencial 2021:
    • desconto de até 99% do valor consolidado da dívida, inclusive principal, por meio da liquidação integral do saldo devedor em até 15 prestações mensais.
  • Estudantes com débitos vencidos e não pagos por mais de 360 dias, em 30 de junho de 2023, que não estão no CadÚnico nem receberam o Auxílio Emergencial em 2021:
    • desconto será de até 77% do valor consolidado da dívida, inclusive principal, por meio da liquidação integral do saldo devedor em até 15 prestações mensais e sucessivas.

Como negociar o Minha Casa, Minha Vida?

A negociação das parcelas atrasadas do financiamento do Minha Casa, Minha Vida usando o Desenrola Brasil devem ser feita com:

  • Diretamente com o banco onde o contrato de financiamento foi feito.

Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com