Nesta semana o Ministério da Fazenda deu início a novas regras para o programa Desenrola Brasil. A partir de agora a participação no sistema para conseguir liquidar suas dívidas incluí débitos abertos com o FIES (Fundo de Financiamento Estudantil), e até o Minha Casa Minha Vida.
O mutirão do Desenrola Brasil está marcado para acontecer nesta quarta-feira (22). As agências bancárias funcionarão até mais tarde com o intuito de atender os clientes que desejam finalmente colocar fim nos débitos que estão pendentes em seu nome. A grande novidade são as dívidas que poderão ser negociadas.
Negociação disponível no mutirão do Desenrola Brasil
Desde segunda-feira (20), o governo passou a autorizar o parcelamento de dívidas de até R$ 20 mil pelo Desenrola Brasil. O número de prestações pode chegar a 60 meses, com juros de até 1,99% ao mês. Poderão entrar no acordo com o credor as seguintes pendências:
- Dívidas com o banco: cartão de crédito, empréstimo, financiamento incluindo do Minha Casa, Minha Vida, cheque, e etc.;
- Dívidas sem relação com o banco: cartão de varejista, FIES, água, luz, telefone, e contas básicas.
Como negociar dívida do FIES?
Para negociação de dívida do FIES aquele que estiver com mais de uma parcela em atraso deve procurar a Caixa Econômica, no presencial ou App Caixa FIES, ou a agência do Banco do Brasil.
As condições para negociação são:
- Para débitos vencidos e não pagos por mais de 90 dias, em 30 de junho de 2023:
- desconto de até 100% sobre encargos (juros e multas) e de 12% sobre o valor financiado pendente para pagamento à vista;
- parcelamento em até 150 vezes mensais e sucessivas do valor financiado pendente, com desconto de 100% dos encargos, mantidas as demais condições do contrato (as garantias e eventuais taxas contratuais).
- Estudantes com débitos vencidos e não pagos por mais de 360 dias, em 30 de junho de 2023, que estejam inscritos no CadÚnico ou que tenham sido beneficiários do Auxílio Emergencial 2021:
- desconto de até 99% do valor consolidado da dívida, inclusive principal, por meio da liquidação integral do saldo devedor em até 15 prestações mensais.
- Estudantes com débitos vencidos e não pagos por mais de 360 dias, em 30 de junho de 2023, que não estão no CadÚnico nem receberam o Auxílio Emergencial em 2021:
- desconto será de até 77% do valor consolidado da dívida, inclusive principal, por meio da liquidação integral do saldo devedor em até 15 prestações mensais e sucessivas.
Como negociar o Minha Casa, Minha Vida?
A negociação das parcelas atrasadas do financiamento do Minha Casa, Minha Vida usando o Desenrola Brasil devem ser feita com:
- Diretamente com o banco onde o contrato de financiamento foi feito.