DAS MEI vence nesta segunda (20); veja como emitir o boleto e não pagar juros

O Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS) é por onde os Microempreendedor Individual (MEI) paga seus tributos. O pagamento permite ao contribuinte vantagens de estar regularizado com a Receita Federal, como aposentadoria e salário-maternidade, por exemplo. Veja como estar em dia.

DAS MEI vence nesta segunda (20); veja como emitir o boleto e não pagar juros
DAS MEI vence nesta segunda (20); veja como emitir o boleto e não pagar juros. Imagem: FDR

A nota fiscal não é obrigatória a cada novo serviço prestado pelo MEI, mas sempre que for solicitado é necessário que o empreendimento esteja apto a oferecer este documento. Isso porque é direito do consumidor ter acesso a nota fiscal do serviço. No caso das pequenas empresas o documento é a NFS-e.

Antes do lançamento do emissor nacional cada proprietário da empresa tinha que acessar o sistema feito pela prefeitura da sua cidade, e ali preencher o documento. Por isso não existia um padrão de notas, o desenho mudava a cada município, o que provocou o governo a mudar este fato.

O que é a DAS do MEI Digital?

O Documento de Arrecadação Simplificada (DAS) é o responsável por manter o Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) do MEI regular. Para isso, é preciso efetuar o pagamento de uma determinada alíquota até o dia 20 de cada mês, esta é a contribuição mensal do microempreendedor.

Abrir um CNPJ é a parte mais fácil deste modelo de empreendimento, manter essa empresa ativa é que requer atenção. Para isso, é preciso cumprir algumas exigências, como o pagamento da guia DAS, que concede o acesso a declarações anuais, notas fiscais, abertura de novos cadastros.

Emissão do boleto do MEI Digital

  1. Programa Gerador de DAS;
  2. Insira o seu CNPJ e clicar em “Continuar”;
  3. Selecione a opção “Emitir Guia de Pagamento”;
  4. Informe o ano calendário;
  5. Na página seguinte basta selecionar as DAS que deseja emitir;
  6. Basta clicar em “Apurar/Gerar”;
  7. Na página seguinte você terá acesso ao documento.
Vittoria Fialho
Jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco, já esteve como repórter no Diario de Pernambuco e no Portal NE45 Minutos. Nos veículos, fez parte das editorias de redes sociais e esportes. Também acumula experiência na assessoria de imprensa do Clube Náutico Capibaribe. Suas redes sociais são: @vtfialho e vittoriaffialho@gmail.com.
Sair da versão mobile