Titulares do Bolsa Família relatam CORTES no valor do benefício; entenda os detalhes

Realizado mensalmente, o pagamento do Bolsa Família atende milhões de famílias em todo o país. Por mês, o programa realiza a liberação de, no mínimo, R$ 600 para famílias que vivem em situação de vulnerabilidade social ou econômica no Brasil.

Titulares do Bolsa Família relatam CORTES no valor do benefício; entenda os detalhes
Titulares do Bolsa Família relatam CORTES no valor do benefício; entenda os detalhes. (Imagem: FDR)

Além do benefício principal, algumas famílias também têm direito a receber outros benefícios extras. Para tal, é preciso que elas mantenham o CadÚnico atualizado. É por meio do cadastro que o Governo Federal seleciona quais famílias serão atendidas.

Ao manter o cadastro com informações desatualizadas, as famílias correm o risco de ter o pagamento dos benefícios extras suspenso. Além disso, elas também deixam de receber os recursos extras caso não se enquadrem mais nos critérios estabelecidos pelo Governo Federal. Por isso, é essencial que as famílias mantenham os dados atualizados.

Esse processo deve ser realizado toda vez que alguma das informações necessárias para o cadastro for modificada. Por exemplo, caso a família troque de endereço ou receba um novo membro em sua composição, a mudança deve ser comunicada ao Governo Federal.

Confira os programas que fazem parte do Bolsa Família:

Além desses pagamentos, algumas famílias também têm direito ao Vale Gás. Esse benefício é pago a cada dois meses. O valor que é liberado representa o preço médio de um botijão de gás de 13 kgs.

A quantia é atualizada a cada liberação e leva em conta uma pesquisa realizada pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).

Confira mais detalhes sobre os pagamentos do programa de transferência de renda neste link.

Danielle Santana
Jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco, já atuou como repórter no Jornal do Commercio, Diario de Pernambuco e Folha de Pernambuco. Nos locais, acumulou experiência nas editorias de economia, cotidiano e redes sociais. Possuí experiência ainda como assessora de imprensa.
Sair da versão mobile