Se você é beneficiário do Benefício de Prestação Continuada (BPC), é preciso estar atento à atualização dos dados para seguir tendo acesso ao repasse. É de grande importância que o cadastro do programa esteja correto para evitar probemas na hora do pagamento. Entenda.
O BPC é um benefício de assistência social criado para atender famílias que vivem em situação de vulnerabilidade. O programa foi instituído com base na LOAS (Lei Orgânica da Assistência Social).
Dessa forma, na prática, devem receber aqueles que estão em condições de pobreza e que não podem trabalhar devido as suas incapacitações.
Para o próximo ano há expectativa de que o INSS continue com o pagamento do BPC. O BPC 2024 deve ser reajustado, afinal, o salário mínimo terá aumento real no próximo ano. O valor é depositado mensalmente na conta do beneficiário.
Quem tem direito ao BPC?
O benefício é voltado às pessoas que têm renda familiar mensal de até ¼ do salário mínimo. Dois grupos podem receber o valor do Benefício de Prestação Continuada:
- Idosos com idade igual ou superior a 65
- Pessoa com deficiência (PCD)
No caso das PCDs, a deficiência tem de ser capaz de lhe causar impedimentos de natureza física, mental, intelectual ou sensorial de longo prazo que impeça a participação efetiva na sociedade. A condição deve ter efeitos por pelo menos dois anos.
Como pedir o BPC?
- Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) da sua cidade;
- Agências da Previdência Social (APS);
- Pela Central de Atendimento, no telefone 135 (ligação gratuita de telefone fixo);
- Site ou aplicativo de celular “Meu INSS”.
- Para o pedido é necessário apenas o documento de identificação com foto, que não precisa ser original. O documento deve ser apresentado pelo requerente (quem pede o benefício) e pela própria pessoa que receberá ele.