Enem em DEZEMBRO? Inscrições abertas para reaplicação da prova; entenda

Em dezembro desse ano acontece a reaplicação do Enem 2023, voltada a quem perdeu a prova. Os pedidos de participação podem ser feitos até a próxima sexta-feira, 17. Veja se você tem direito.

Enem em DEZEMBRO? Inscrições abertas para reaplicação da prova; entenda
Enem em DEZEMBRO? Inscrições abertas para reaplicação da prova; entenda (Imagem: FDR)

Quem perdeu as provas do Enem ainda tem uma chance de participar dessa edição do exame. A reaplicação acontece no próximo mês de dezembro, juntamente com o ENEM PPL. Provas serão diferentes das usadas nos últimos domingos, mas, com o mesmo nível de dificuldade.

Segundo o INEP, o resultado da aplicação e da reaplicação do Exame Nacional do Ensino Médio serão divulgados no mesmo dia, 16 de janeiro de 2024.

Reaplicação do Enem 2023

Candidatos que passaram por problemas logísticos que impediram ou atrapalharam as provas poderão solicitar a reaplicação, são considerados os seguintes problemas:

Para eles não é necessário enviar documentação, a comprovação será feita de acordo com as notificações locais.

Além dessas situações, os estudantes acometidos por doença infectocontagiosa nos dias de aplicação das provas também podem pedir, são aceitas como justificativa as seguintes doenças:

Para esses candidatos é necessário enviar documentação que comprove a doença, deve constar a assinatura médica, nome completo do participante, data do atendimento.

De acordo com o MEC e o INEP, quem perdeu as provas por outros problemas, como atrasos, não terá direito à reaplicação. Para esses ausentes, será divulgada a nota apenas do dia de provas que ele participou.

Lembrando que essa nota deverá ser usada apenas para autoconhecimento e não poderá servir para o ingresso no ensino superior.

O INEP também informou que os pedidos são analisados individualmente e podem ser feitos até a próxima sexta-feira, 17, pela  Página do Participante.

YouTube video player
Jamille NovaesJamille Novaes
Formada em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), a produção de texto sempre foi sua paixão. Já atuou como professora e revisora textual, mas foi na redação do FDR que se encontrou como profissional. Possui curso de UX Writing para Transformação Digital, Comunicação Digital e Data Jornalismo: Conceitos Introdutórios; e de Produção de Conteúdos Digitais.
Sair da versão mobile