As inscrições para o ENEM ainda não acabaram. Mesmo com os dois dias tradicionais de prova já terem sido realizados, o ministério da educação ainda está produzindo provas especiais para um setor grupo de pessoas. Veja abaixo mais detalhes sobre as provas realizadas em dezembro.
A partir desta segunda-feira, 13/11, os cidadãos brasileiros possuem até o dia 17/11, sexta-feira, para realizar o seu cadastro para fazer a prova do ENEM em dezembro. A novidade é disponibilizada para os cidadãos que residem em regiões de difícil acesso e solicitaram o reagendamento das provas.
No caso destas pessoas, o local da prova original estava à 30 km de distância. As provas serão realizadas nos dias 12 e 13 de dezembro. Cerca de 50 mil alunos foram avisados da realocação da prova. Com isto, estes cidadãos foram previamente avisados e devem exercer o seu direito fazendo a prova.
ENEM: alunos que foram impedidos por doença terão nova oportunidade
Agora, além das pessoas que moram em locais distantes, um outro grupo também será contemplado com uma nova chance. Este é o caso dos cidadãos que foram impedidos de realizar a prova devido à doença infectocontagiosa. Eles poderão, também, solicitar a realização da prova.
Para conseguir a aprovação, será necessário que o estudante possua um comprovante médico que consta o diagnóstico da doença em questão. Desta forma, não terá problemas em fazer a avaliação que define o destino acadêmico de milhares de brasileiros anualmente. Veja a lista de doenças:
- Tuberculose;
- Coqueluche;
- Difteria;
- Doença invasiva por Haemophilus influenzae;
- Doença meningocócica;
- Varíola;
- Influenza humana A e B;
- Poliomielite por poliovírus selvagem;
- Sarampo;
- Rubéola;
- Varicela;
- Covid-19.
Problemas logísticos também serão contemplados para a realização do exame:
- Falha no dispositivo eletrônico fornecido ao participante;
- Erro de execução de procedimento na aplicação que resulte em prejuízo ao participante;
- Desastres naturais;
- Falta de energia elétrica.