Desde julho deste ano os consumidores brasileiros que estão com débitos em atraso poderão renegocia-los com condições especiais. Isso porque, tem funcionado o programa Desenrola Brasil dedicado justamente a conceder descontos nas dívidas. Inclusive nos valores que estão atrasados na conta de luz.
O Desenrola Brasil funcionará até dezembro deste ano, a expectativa é de que 70 milhões de pessoas que estão com dívidas pendentes consigam renegociar. Focado inicialmente em dívidas bancárias, como cartões de crédito e empréstimos, o programa passou a atender outros tipos de inadimplências.
Como conseguir desconto na conta de luz pelo Desenrola Brasil?
A Energisa, concessionária responsável pelo fornecimento de energia elétrica no Tocantins, aderiu ao Desenrola. Pelo menos nesta região é possível ter descontos de até 75% no valor da dívida original. Em outros estados do país esta opção também pode ser uma realidade, mas para:
- Pessoas inscritas no Cadastro Único;
- Quem tem renda familiar de até dois salários mínimos por mês.
Pagamento de dívidas no Desenrola Brasil
O pagamento das dívidas pelo Desenrola Brasil acontecem diretamente na plataforma do programa, ou por meio do site do credor, ou seja, da empresa que propôs o acordo.
No caso das contas de luz atrasadas, e que possuem condições especiais para quem está inscrito no Cadastro Único, o pagamento pode ser feito da seguinte forma:
- Pagamento à vista com 75% de desconto (os descontos podem ser diferentes dependendo da companhia de energia elétrica);
- Parcelamento do débito total em até 60 vezes e juros que não ultrapassam 1,99% ao mês.
Como negociar a conta de luz atrasada?
Existem duas formas de negociar a conta de luz atrasada pelo Desenrola.
- Site do Desenrola Brasil – faça login por meio da conta do Gov.br, selecione a dívida pendente que deseja negociar, e emita o boleto para pagamento ou QR Code para PIX;
- Site da companhia de energia elétrica – algumas empresas oferecem diretamente em seus sites a possibilidade de firmar acordo.