BPC em atraso na aprovação do INSS? Veja dicas para agilizar o seu processo

Quem solicitou o BPC (Benefício de Prestação Continuada), mas está tendo dificuldade na liberação do auxílio, pode tomar algumas atitudes para acelerar a resposta. O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) tem até 45 dias para liberar o benefício, mas nem sempre este prazo limite é respeitado e possível.

BPC em atraso na aprovação do INSS? Veja dicas para agilizar o seu processo
BPC em atraso na aprovação do INSS? Veja dicas para agilizar o seu processo (Imagem FDR)

O pagamento do BPC é responsabilidade do INSS, mas não exige qualquer tipo de contribuição previdenciária. O valor liberado todos os meses é de 1 salário mínimo, o que em 2023 representa R$ 1.320. A quantia é repassada para que idosos com mais de 65 anos e pessoas com deficiência sobrevivam.

Para ter direito ao pagamento é preciso estar inscrito no Cadastro Único, e possui renda familiar de até 1/4 do salário mínimo por pessoa. Além de não ter em sua família quem possa lidar financeiramente com as suas despesas. As pessoas com deficiência também precisam passar por perícia médica.

Descubra como funciona o pagamento do BPC, clicando aqui!

Como acelerar a liberação do pagamento do BPC?

Algumas atitudes serão determinantes para que o cidadão consiga acelerar a liberação do pagamento do BPC. Com a fila de espera do INSS superando 1,6 milhões de pedidos previdenciários, há registros de pessoas que estão aguardando mais de 180 dias para ter resposta sobre o seu pedido.

Para mudar essa situação o titular do requerimento deve:

O intuito é dar ao INSS todas as informações que precisa para que a análise do BPC aconteça o mais rápido possível, e o solicitante não precise esperar.

Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com
Sair da versão mobile