RECIFE (PE) — O PIS/PASEP é um dos benefícios cedidos aos trabalhadores formais do país. Porém, não são muitos brasileiros que sabem como realizar a checagem via CPF. Portanto, veja abaixo como os cidadãos podem ter acesso ao valor em conta e como saber se está apto ao recebimento do auxílio.
O PIS/PASEP é cedido aos cidadãos brasileiros que exercem a sua profissão de maneira formal, sob regime CLT e com a sua carteira de trabalho assinada. Estes trabalhadores podem receber até um salário mínimo como auxílio derivado do projeto. Desta forma, é fundamental saber se pode, ou não, ter acesso ao valor.
Para receber o auxílio, é fundamental que os interessados sigam os requisitos feitos pelo governo federal. Desta forma, serão agraciados anualmente com o valor em conta. É importante lembrar que o depósito vai mudar de acordo com a quantidade de meses trabalhado no ano base em questão.
- É necessário exercer a sua profissão de maneira formal, sob regime CLT e com a carteira de trabalho assinada há pelo menos cinco anos;
- É preciso que o cidadão receba um salário de até dois salários mínimos (R$ 2.640) mensais;
- É fundamental estar em dia com a Justiça do Trabalho;
- É essencial que o interessado tenha trabalhado ao menos 30 dias durante o ano base levantado para o pagamento.
Como realizar a checagem do PIS/PASEP via CPF?
Uma das formas de identificar se pode receber o pagamento é através do seu aparelho celular. Nele, os cidadãos podem baixar o aplicativo oficial dos trabalhadores formais, que é a “Carteira de Trabalho Digital“. É possível solicitar o atendimento via app e também realizar a checagem do PIS/PASEP.
Lembrando que a data de pagamento do programa para o ano que vem ainda não foi divulgada de forma oficial pelo governo. Porém, existe a previsão de que o auxílio será pago entre os meses de fevereiro e julho de 2024. Para mais informações, clique aqui e saiba mais.