PIS/PASEP pago em 2024 pode ser consultado pelo CPF; saiba como

O PIS/PASEP é um dos benefícios cedidos aos trabalhadores formais do país. Porém, não são muitos brasileiros que sabem como realizar a checagem via CPF. Portanto, veja abaixo como os cidadãos podem ter acesso ao valor em conta e como saber se está apto ao recebimento do auxílio.

Comprovante de inscrição do PIS/PASEP pode ser retirado online; saiba como
PIS/PASEP pago em 2024 pode ser consultado pelo CPF; saiba como (Imagem FDR)

O PIS/PASEP é cedido aos cidadãos brasileiros que exercem a sua profissão de maneira formal, sob regime CLT e com a sua carteira de trabalho assinada. Estes trabalhadores podem receber até um salário mínimo como auxílio derivado do projeto. Desta forma, é fundamental saber se pode, ou não, ter acesso ao valor.

Para receber o auxílio, é fundamental que os interessados sigam os requisitos feitos pelo governo federal. Desta forma, serão agraciados anualmente com o valor em conta. É importante lembrar que o depósito vai mudar de acordo com a quantidade de meses trabalhado no ano base em questão.

  • É necessário exercer a sua profissão de maneira formal, sob regime CLT e com a carteira de trabalho assinada há pelo menos cinco anos;
  • É preciso que o cidadão receba um salário de até dois salários mínimos (R$ 2.640) mensais;
  • É fundamental estar em dia com a Justiça do Trabalho;
  • É essencial que o interessado tenha trabalhado ao menos 30 dias durante o ano base levantado para o pagamento.

Como realizar a checagem do PIS/PASEP via CPF?

Uma das formas de identificar se pode receber o pagamento é através do seu aparelho celular. Nele, os cidadãos podem baixar o aplicativo oficial dos trabalhadores formais, que é a “Carteira de Trabalho Digital“. É possível solicitar o atendimento via app e também realizar a checagem do PIS/PASEP.

Lembrando que a data de pagamento do programa para o ano que vem ainda não foi divulgada de forma oficial pelo governo. Porém, existe a previsão de que o auxílio será pago entre os meses de fevereiro e julho de 2024. Para mais informações, clique aqui e saiba mais. 

Flávio Costa
Estudante de jornalismo, já atuou na área de assessoria política ao compor o time de comunicação da atual governadora do estado, durante sua campanha eleitoral. Anteriormente, cursou 2 anos no curso de relações internacionais, podendo ampliar sua visão no aspecto macro e micro do cenário nacional e internacional. Fluente em inglês, já atuou como professor de idiomas e também de matemática. Por fim, trabalhou ainda como analista de operações pelo grupo Amazon. Atualmente, dedica-se a universidade e ao portal FDR. Suas redes sociais são @flavioarcosta e [email protected].