Para conseguir a aposentadoria, auxílio por incapacidade ou qualquer outro benefício previdenciário é preciso contribuir. Mensalmente o trabalhador deve pagar o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) para criar um fundo que lhe permita se aposentar com uma boa grana. Veja quanto é preciso investir.
No caso dos trabalhadores com carteira de trabalho assinada a contribuição ao INSS é obrigatória. Isso significa que mensalmente há um desconto em seu salário bruto que é revertido em pagamento para conseguir se aposentar quando cumprir com os requisitos que são exigidos.
O desconto é baseado no valor do salário do funcionário. Quanto maior a remuneração maior é a contribuição, e por consequência mais alta será a aposentadoria ou qualquer outro salário recebido pelo INSS. Existe ainda a opção de contribuir de forma individual, autônoma ou como empresa.
O que fazer para conseguir aposentadoria acima do mínimo?
Hoje, o mínimo pago pelo INSS é de R$ 1.320 por mês. A Previdência Social não pode conceder aos seus segurados quantia inferior ao salário mínimo do país. O MEI (Micro Empreendedor Individual), por exemplo, tem acesso ao pagamento do piso independente do tipo de salário que esteja recebendo.
Caso o MEI queira se aposentar com um valor maior que o mínimo ele vai precisar aumentar a sua contribuição. Neste caso será preciso emitir uma guia de contribuição no INSS com um complemento, podendo ser de 11% ou 20% do valor do salário mínimo todos os meses.
O empregado CLT, porém, não pode escolher com quanto contribui ao INSS. A quantia é baseada no seu salário bruto. Este mesmo trabalhador não pode complementar a sua contribuição, o que ele é autorizado é a contribuir de forma duplicada para conseguir se aposentar com um salário maior. Neste caso, pode abrir um MEI ou iniciar a contribuição facultativa.
Aprenda a calcular como funciona a contribuição ao INSS, clicando aqui!
Quanto investir para se aposentar com dois salários mínimos?
O cálculo da aposentadoria é feito com base na média de contribuições ao INSS, e aplica-se uma alíquota de 60%. Mais 2% ao ano, se tiver mais de 15 anos de tempo de contribuição para as mulheres e 20 anos de tempo de contribuição para os homens.
Isso significa que o valor de contribuição vai refletir no quanto vai receber ao se aposentar. Para conseguir uma quantia maior é preciso:
- Contribuir com alíquotas de 20% entre o valor do salário mínimo e o teto do INSS.