Quer se aposentar ganhando 2 salários mínimos? Veja quanto pagar de INSS

Para conseguir a aposentadoria, auxílio por incapacidade ou qualquer outro benefício previdenciário é preciso contribuir. Mensalmente o trabalhador deve pagar o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) para criar um fundo que lhe permita se aposentar com uma boa grana. Veja quanto é preciso investir.

Quer se aposentar ganhando 2 salários mínimos? Veja quanto pagar de INSS
Quer se aposentar ganhando 2 salários mínimos? Veja quanto pagar de INSS (Imagem: FDR)

No caso dos trabalhadores com carteira de trabalho assinada a contribuição ao INSS é obrigatória. Isso significa que mensalmente há um desconto em seu salário bruto que é revertido em pagamento para conseguir se aposentar quando cumprir com os requisitos que são exigidos.

O desconto é baseado no valor do salário do funcionário. Quanto maior a remuneração maior é a contribuição, e por consequência mais alta será a aposentadoria ou qualquer outro salário recebido pelo INSS. Existe ainda a opção de contribuir de forma individual, autônoma ou como empresa.

O que fazer para conseguir aposentadoria acima do mínimo?

Hoje, o mínimo pago pelo INSS é de R$ 1.320 por mês. A Previdência Social não pode conceder aos seus segurados quantia inferior ao salário mínimo do país. O MEI (Micro Empreendedor Individual), por exemplo, tem acesso ao pagamento do piso independente do tipo de salário que esteja recebendo.

Caso o MEI queira se aposentar com um valor maior que o mínimo ele vai precisar aumentar a sua contribuição. Neste caso será preciso emitir uma guia de contribuição no INSS com um complemento, podendo ser de 11% ou 20% do valor do salário mínimo todos os meses.

O empregado CLT, porém, não pode escolher com quanto contribui ao INSS. A quantia é baseada no seu salário bruto. Este mesmo trabalhador não pode complementar a sua contribuição, o que ele é autorizado é a contribuir de forma duplicada para conseguir se aposentar com um salário maior. Neste caso, pode abrir um MEI ou iniciar a contribuição facultativa.

Aprenda a calcular como funciona a contribuição ao INSS, clicando aqui! 

Quanto investir para se aposentar com dois salários mínimos?

O cálculo da aposentadoria é feito com base na média de contribuições ao INSS, e aplica-se uma alíquota de 60%. Mais 2% ao ano, se tiver mais de 15 anos de tempo de contribuição para as mulheres e 20 anos de tempo de contribuição para os homens.

Isso significa que o valor de contribuição vai refletir no quanto vai receber ao se aposentar. Para conseguir uma quantia maior é preciso:

  • Contribuir com alíquotas de 20% entre o valor do salário mínimo e o teto do INSS.

Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com