Saque-aniversário do FGTS ganha mudanças após debate do Governo

O saque-aniversário do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) está sendo alvo de discussões e deve passar por mudanças importantes. A possibilidade, no entanto, enfrenta resistência de algumas alas do governo federal. Entenda o que está em jogo.

Saque-aniversário do FGTS ganha mudanças após debate do Governo
Saque-aniversário do FGTS ganha mudanças após debate do Governo. Imagem: FDR

O saque-aniversário foi criado em 2019, e começou a valer em 2020 na gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro. Naquela época o intuito era fazer com que a economia pudesse ser movimentada dando aos trabalhadores uma parcela de um dinheiro que é seu por direito, mas que tem limitação no saque.

O saque-aniversário do FGTS vai deixar de existir?

Inicialmente a ideia do ministro do Trabalho, Luiz Marinho, era de que o saque-aniversário do FGTS não existisse mais. Mas ao longo dos meses sua proposta foi se moldando. Hoje, o interesse é impedir o bloqueio do saldo na demissão.

Para isso foi criado um projeto de lei que sugere para que todos os trabalhadores que aderiam ao saque-aniversário e foram demitidos desde 2020, recebam de forma retroativa o saldo que ficou bloqueado na demissão sem justa causa.

Entenda as mudanças no saque-aniversário

Vittoria FialhoVittoria Fialho
Jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco, já esteve como repórter no Diario de Pernambuco e no Portal NE45 Minutos. Nos veículos, fez parte das editorias de redes sociais e esportes. Também acumula experiência na assessoria de imprensa do Clube Náutico Capibaribe. Suas redes sociais são: @vtfialho e vittoriaffialho@gmail.com.
Sair da versão mobile