Revisão da vida toda do INSS pode sofrer alterações? Veja o que está proposto

Votação do STF poderá mudar a revisão da vida toda do INSS. Procedimento pode aumentar o valor das aposentadorias. Entenda melhor os pontos que serão analisandos pelos ministros.

Revisão da vida toda do INSS pode sofrer alterações? Veja o que está proposto
Revisão da vida toda do INSS pode sofrer alterações? Veja o que está proposto (Imagem: FDR)

O Supremo Tribunal Federal vai retomar a votação da revisão da vida toda do INSS entre 24 de novembro de 1º de dezembro. A pauta estava suspensa desde agosto quando o ministro Zanin pediu para analisá-la melhor. Agora, durante uma plenária virtual, os ministros apresentarão seus votos sobre o tema.

Revisão da vida toda do INSS

A votação acontece a partir de um recurso do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) de dezembro de 2022. Na ocasião, o próprio STF permitiu, por 6 votos a 5, a revisão das aposentadorias. Agora, a nova votação pode trazer mudanças:

SAQUE DO FGTS PARA APOSENTADOS: REGRA ESPECIAL É ANUNCIADA E VALOR PODE SER SACADO (VEJA COMO)

Quem tem direito a revisão da vida toda?

De modo simples, tem direito aquele segurado que se aposentou nos últimos dez anos; desde que tenha sido com as regras de antes da Reforma da Previdência, de 2019.

Esse procedimento foi adotado após a reforma da previdência de 1999, feita por FHC.

Isso porque ela trouxe melhores condições para as novas aposentadorias.

Jamille NovaesJamille Novaes
Já atuei como professora de língua portuguesa e corretora textual. A produção de texto sempre foi minha paixão, foi na redação do FDR que me encontrei como profissional, por isso me dedico ao meu trabalho e, em busca de oferecer o meu melhor na produção de conteúdo do FDR tenho realizado cursos como o de UX Writing para Transformação Digital, Comunicação Digital e Data Jornalismo: Conceitos Introdutórios e o curso de Produção de Conteúdos Digitais.
Sair da versão mobile