Enem 2023: O que acontece com quem faltou no primeiro dia? Saiba agora

Mais de 28% dos inscritos faltaram no primeiro dia de provas do Enem 2023. Para esses participantes a recomendação é que façam as provas do próximo domingo, 12. Veja o que fazer para repor o dia de prova perdido.

Enem 2023: O que acontece com quem faltou no primeiro dia? Saiba agora
Enem 2023: O que acontece com quem faltou no primeiro dia? Saiba agora (Imagem: FDR)

De acordo com um levantamento preliminar do INEP, 28,1% dos inscritos no Enem 2023 não fizeram as provas do primeiro dia. Em alguns casos, eles podem pedir a reaplicação das provas. Ou ainda participar das próximas provas apenas para conhecimento.

Nesse último caso, os participantes terão divulgadas apenas as notas das provas que fizeram e não poderão usá-la para os processos seletivos de nível superior.

Reaplicação do Enem 2023

Nos dias 12 e 13 de dezembro será feita a reaplicação das provas, momento em que os participantes que não fizeram o exame poderão fazê-lo.

No entanto, apenas algumas situações garantem a participação nesse segundo momento do Exame Nacional do Ensino Médio:

Estudantes acometidos por doenças infectocontagiosas:

Lembrando que os pedidos são analisados individualmente pelo INEP e que os inscritos precisam enviar documentos média que comprove a doença.

Quem teve problemas logísticos que impediu de participar das provas:

Para esse grupo não é necessário enviar documentação, pois, o INEP vai analisar os pedidos segundo as intercorrências registradas.

Os pedidos poderão ser feitos pela Página do Participante de 13 a 17 de novembro. A data de divulgação dos pedidos de reaplicação não foi informada.

A orientação do INEP para quem estava isento nessa edição é que faça as provas do segundo dia, isso porque a falta pode comprometer a isenção na próxima edição.

YouTube video player
Jamille NovaesJamille Novaes
Formada em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), a produção de texto sempre foi sua paixão. Já atuou como professora e revisora textual, mas foi na redação do FDR que se encontrou como profissional. Possui curso de UX Writing para Transformação Digital, Comunicação Digital e Data Jornalismo: Conceitos Introdutórios; e de Produção de Conteúdos Digitais.
Sair da versão mobile