Titular do BPC pode ter outra renda fixa? Entenda as regras para não ser cancelado

Quando se torna um titular do BPC (Benefício de Prestação Continuada), o cidadão tem direito ao pagamento mensal de 1 salário mínimo. Mas é preciso estar atento ao fato de que algumas regras são importantes para manter o seu auxílio. Principalmente no que diz respeito ao acúmulo de rendas. 

Titular do BPC pode ter outra renda fixa? Entenda as regras para não ser cancelado
Titular do BPC pode ter outra renda fixa? Entenda as regras para não ser cancelado (Imagem: FDR)

O pagamento concedido ao titular do BPC é aprovado pelo INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). Mas depende da inscrição no Cadastro Único comprovando que aquela família vive em situação de baixa renda. O benefício é concedido aos idosos com mais de 65 anos, e pessoas com deficiência.

Para receber o salário mínimo todos os meses é preciso comprovar que a renda da família é de no máximo 1/4 do salário mínimo por pessoa. Isso significa que possuem uma condição de vulnerabilidade social que depende da ajuda do governo para cuidar do idoso ou do deficiência sem condições de trabalhar.

Titular do BPC pode ter outras fontes de renda?

A resposta para essa pergunta é: depende! Tudo depende de qual fonte de renda vai ser somada ao pagamento do BPC. Há valores que podem ser acumulados com o salário de assistência concedido pelo INSS, e outros que caso passem a ser concedidos em nome do titular do BPC cancelam o benefício.

SALÁRIO MÍNIMO VAI AUMENTAR QUANTO EM 2024? NOVA PROPOSTA TEM VALOR MAIS ALTO DIVULGADO

Salários que podem ser acumulados ao BPC

De acordo com um cartilha disponível no Blog do Ministério do Desenvolvimento Social, o titular do BPC pode acumular o pagamento do benefício com:

Salários que não podem ser acumulados ao BPC

Em contra partida, não podem ser recebidos em nome do titular do BPC:

Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com
Sair da versão mobile