Criado pelo Governo Federal, o programa da CNH Social garante que diversos brasileiros tenham acesso a carteira de habilitação de forma gratuita. Para tal, eles recebem orientações práticas e teóricas sem precisar desembolsar nada. Confira mais detalhes sobre o programa.
A CNH Social está disponível em vários municípios e estados do país. Para confirmar se o local onde você mora faz parte da iniciativa, é preciso consultar o site do Detran ou entrar em contato por telefone com o órgão local.
Caso exista disponibilidade, o futuro condutor deverá realizar a inscrição e aguardar a convocação para o início das aulas. Por meio do programa do Governo Federal, toda orientação acontece de forma gratuita. Além disso, o cidadão também ganha a isenção das taxas referentes as provas de condução.
Quem pode participar da CNH Social?
As regras variam de acordo com o local onde a solicitação é realizada. No entanto, alguns requisitos em comum costumam ser estabelecidos pelas unidades do Detran. São eles:
- Ter mais de 18 anos;
- Ser alfabetizado;
- Possuir renda familiar de até meio salário mínimo per capita ou, ainda, ter renda familiar que não ultrapasse três salários mínimos;
- Estar inscrito no CadÚnico;
- Não possuir renda formal;
- Ter comprovante de residência no estado ou no município que está ofertando o programa.
Caso cumpra os requisitos básicos, o cidadão deve consultar o Detran do seu estado para saber quando as inscrições serão abertas. Apesar de não existir um calendário nacional unificado, as solicitações costumam ficar disponíveis durante o início do ano.
Dessa forma, é essencial que o futuro condutor se adiante e já reúna as informações e documentos necessários para quando a vaga estiver efetivamente disponível.
Confira mais informações sobre outros benefícios sociais neste link.