Bolsa Família BLOQUEADO pode ser liberado após consulta online

Ao receber a mensagem avisando sobre o Bolsa Família bloqueado é comum que a situação cause desespero no titular. Mas, ao ter cautela e agir rápido é possível reverter essa situação o quanto antes. Estar sempre ligado nos canais online do governo é uma forma de não perder nenhuma informação importante.

Bolsa Família BLOQUEADO pode ser liberado após consulta online
Bolsa Família BLOQUEADO pode ser liberado após consulta online (Imagem: Marcos Rocha/ FDR)

A mensagem avisando sobre o Bolsa Família bloqueado será enviada via aplicativo, constará no extrato de pagamentos e também pode ser encontrada no Caixa Tem ao consultar seu saldo. A partir do momento que ficar ciente sobre esse bloqueio, o representante da família precisa agir.

O primeiro passo é entender o motivo do bloqueio, e consultar o andamento do seus dados e das informações concedidas por meio do Cadastro Único. Por isso é importante ter conta criada no aplicativo Meu CadÚnico.

Consulta online no CadÚnico libera Bolsa Família bloqueado

Ao fazer a consulta dos dados no Cadastro Único, o titular ficará ciente se houve algum problema com os seus dados que gerou como consequência ter o Bolsa Família bloqueado. Caso essa seja a razão, após a verificação online é preciso atualizar as informações para comprovar que continua dentro das regras. 

  • Acesse o App Meu CadÚnico e faça login;
  • Na primeira página o sistema vai informar se os dados estão em dia;
  • Caso esteja com dados desatualizados, haverá a mensagem de solicitação da atualização.

Também é possível consultar online se os dados informados estão corretos, ou se precisam ser alterados.

Como desbloquear o Bolsa Família?

É obrigatória a presença na unidade do CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) onde foi feito o primeiro cadastro da família. No local o representante do grupo deve pedir que seja feita a atualização do Cadastro Único. Neste momento os dados serão alterados no sistema.

Vale a pena levar documentos que possam comprovar que a família continua cumprindo com os requisitos de acesso ao programa. Feito isso, uma nova análise do cadastro será feita e o pagamento pode ser liberado. O titular também será avisado pelos aplicativos caso tenha conseguido reverter o bloqueio.

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Lila Cunha
Autora é jornalista e atua na profissão desde 2013. Apaixonada pela área de comunicação e do universo audiovisual. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: [email protected]