Lote residual do Imposto de Renda 2023 está disponível na conta dos contribuintes

Um lote residual do Imposto de Renda 2023 está disponível na conta de alguns dos milhões de contribuintes. Este pagamento feito pela Receita Federal será o último do ano. Portanto, é fundamental saber quem são os cidadãos que serão contemplados pelo órgão federal. Veja mais detalhes abaixo.

Malha fina do Imposto de Renda tem nova consulta autorizada; veja os prazos de pagamento
Lote residual do Imposto de Renda 2023 está disponível na conta dos contribuintes (Imagem: FDR)

O governo federal autorizou o pagamento do último depósito de 2023 para os contribuintes do Imposto de Renda. Esta contemplação será realizada para os brasileiros que foram para a malha fina, reajustaram os seus dados e acabaram sendo auxiliados com a restituição. Ele será realizado nesta terça-feira, 31/10.

Neste ano, a restituição foi dividida em cinco lotes. Os pagamentos tiveram em início no fim de maio e foram concluídos no final de setembro. Porém, não havia sido divulgado que os que acabaram precisando reaver os seus dados seriam contemplados. Agora, este lote residual vai beneficar milhares de pessoas.

Quantas pessoas vão receber a restituição do Imposto de Renda?

A Receita Federal estima que aproximadamente 354.509 contribuintes sejam remunerados pelo órgão federal. Ao todo, o investimento feito para pagar estas pessoas será de R$ 643.259.756,29. Estes brasileiros poderão ter acesso ao valor a partir do depósito em conta bancária ou até mesmo via chave PIX (CPF).

Para os cidadãos que acabaram solicitando o pagamento em uma conta bancária desativada, não terá grandes problemas. Isto porque o valor da restituição ficará disponível por um ano. Desta forma, é um tempo viável para que a pessoa consiga solucionar o problema e ter acesso ao estorno financeiro pago pelo órgão.

Mudanças para a declaração de 2024

A partir do ano que vem, o governo federal já anunciou importantes mudanças. Além da presença do PIX como método de pagamento da restituição, houve uma também alteração na faixa de isenção. Agora, os cidadãos que recebem até dois salários mínimos não precisa declarar. Clique aqui e saiba mais.

Flávio Costa
Estudante de jornalismo, já atuou na área de assessoria política ao compor o time de comunicação da atual governadora do estado, durante sua campanha eleitoral. Anteriormente, cursou 2 anos no curso de relações internacionais, podendo ampliar sua visão no aspecto macro e micro do cenário nacional e internacional. Fluente em inglês, já atuou como professor de idiomas e também de matemática. Por fim, trabalhou ainda como analista de operações pelo grupo Amazon. Atualmente, dedica-se a universidade e ao portal FDR. Suas redes sociais são @flavioarcosta e flavioarcosta@gmail.com.
Sair da versão mobile