O acesso ao PIS/PASEP agora é mais simples com opção online. Para verificar as movimentações do seu benefício, a Caixa Econômica Federal (CEF) é responsável pelo repasse e pagamento. Descubra as formas disponíveis para obter o comprovante do PIS.
Compreender as diferenças entre o PIS/PASEP é fundamental, pois cada um atende a diferentes grupos. O PIS é administrado pela Caixa Econômica e é destinado aos trabalhadores com carteira assinada.
Enquanto isso, o PASEP, administrado pelo Banco do Brasil, é beneficente para os servidores públicos. Portanto, certificar-se de qual benefício você se encaixa é crucial para saber onde consultar o PIS/PASEP.
Como obter o comprovante do PIS/PASEP online?
A melhor e mais fácil maneira de obter o comprovante do PIS é usar o aplicativo do Caixa Trabalhador. Para emitir o comprovante e extrato do PIS é preciso instalar no aplicativo no celular.
Veja o passo a passo de como baixar o comprovante do PIS:
- Baixe o app Caixa Trabalhador;
- Clique na opção “Acessar”;
- Coloque seu CPF e a senha cadastrados;
- Na tela inicial clique em “MEU NIS”;
- Logo em seguida você verá todos os dados;
- Para baixar o comprovante clique em Salvar.
Também é possível baixar o comprovante do PIS pela internet por meio do site da Caixa Econômica. Confira o passo a passo:
- Acesse o site da Caixa;
- Acesse sua conta Caixa com seus dados;
- Após login, vá ao menu e clique em PIS;
- Na página seguinte, clique em “Comprovante PIS”
- Salve para baixar o documento.
Como saber se o PIS/PASEP está ativo?
Para verificar se o PIS está ativo é processo simples, para isso você vai precisar ter o número de 11 dígitos em mãos. É possível localizar o número nos seguintes canais:
- Cartão cidadão;
- Cartão do Auxilio Brasil;
- Cartão Bolsa Família;
- Carteira de trabalho digital ou física;
- No site CNIS;
- No portal Meu INSS;
- No telefone do INSS 135;
- Telefone da Caixa;
- RH da empresa em que você trabalha;
Com a numeração do PIS você deve acessar o site da Dataprev e fazer a consulta se ele está ativo.