Ótima notícia para aposentados, pensionistas e beneficiários do BPC! O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) fez algumas mudanças no empréstimo consignado. Nós vamos detalhar tudo para você!
- A partir de uma nova regra aprovada pelo Conselho Nacional de Previdência Social (CNPS), as instituições financeiras são obrigadas a informar ao INSS as taxas de juros mensal e anual de seus serviços.
- O CNPS, em sua última reunião, reduziu as taxas de juros de 1,191% para 1,84%. Isso significa mais economia no seu bolso!
Como consultar as taxas do consignado?
- Baixe o App Meu INSS: Se você já não o tem, é só baixar ou acessar pelo site.
- Pesquise “Taxas de Empréstimo Consignado“: Na primeira página, digite isso na barra de pesquisa. Pronto!
- Escolha seu banco: Veja a lista de bancos e as taxas de juros que eles aplicam.
- Busca Rápida: Se preferir, você pode buscar sua instituição no topo da página, na barra de pesquisa.
Mais transparência no seu consignado
- Outra novidade anunciada pelo CNPS foi a solicitação para que os bancos forneçam informações adicionais, como a data do primeiro desconto, custo mensal e anual da operação, saldo devedor final, valor do IOF e taxas diárias para novas operações.
- Com as novidades, você tem acesso a todas as informações necessárias para tomar decisões financeiras conscientes.
As taxas de crédito também mudaram
- Diante dessas mudanças, o CNPS também aprovou o novo limite de taxas nas operações de crédito. Na prática, os juros para o cartão de crédito consignado caíram de 2,83% para 2,73% ao mês.
- Essas mudanças estão alinhadas com a redução da taxa de juros pelo Comitê de Política Monetária (Copom). A queda da Taxa Selic de 13,25% para 12,75% abriu caminho para essas melhorias.
Diante de tantas mudanças, não deixe de consultar as taxas cuidadosamente antes de fechar um acordo com uma instituição financeira. O aplicativo Meu INSS pode ser um companheiro para te guiar antes de tomar qualquer decisão.